-
Numa placa-mãe "padrão", a "north bridge" controla principalmente a comunicação entre o processador e a memória, enquanto a "south bridge" integra controladores de disquete, discos rígidos (HD), CDROMs, etc.
-
North Bridge (ponte norte) - faz as funções "mais nobres" (lembre-se: N de norte e de nobre) = conecta o processador ao barramento de video e memória, etc.
South Birdge (ponte sul) - faz as funções mais "supérfluas" (s de sul e supérfluo) = comanda a controladora de discos, de interfaces de entrada e saída (portas seriais, usb, etc) e comunicação com outras interfaces como som, rede, etc.
QUANTO AOS OUTROS COMPONENTES:
dispositivo de entrada/saída - são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados. (mouse, caixa de som, modem, etc)
bus (barramento) - interface eletronica entre a placa-mãe e as placas contidas nos slots de expansão.
memória cache - um tipo ultra-rápido de memória que serve para armazenar os dados mais frequentemente usados pelo processador, evitando na maioria das vezes que ele tenha que recorrer à comparativamente lenta memória RAM.
-
(apostila Estratégia Concurso, Aula OO, página 11)
O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM.
O chipset ponte sul - controla o acesso ao disco rígido, aos componentes on board da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa.
-
Gabarito C
-
Southbridge -> out de output, logo input output controller.
-
O chip norte é pra galera da nobreza (processor, placa de vídeo, memória RAM)
O chip sul são para os pobres (dispositivos de entrada e saída, cd, dvd)