a)A carbonatação do concreto se dá mpor mudanças na microestrutura e na diminuição do pH do concreto e, consequentemente, despassivação da barra de aço.
b) Durante uma inspeção é possível verificar se há presença de cloretos no concreto, através do uso de nitrato de prata (método de Mohr).
d)A corrosão por carbonatação, quando comparada com a corrosão por ataque de cloretos, se dá de forma mais generalizada, devido a perda da película de passivação.
e) Os danos causados pela presença de corrosão de armaduras em estágio avançado são inúmeros; entre eles, podemos citar: a fissuração do concreto, o desplacamento do cobrimento do concreto, a perda de seção das barras de aço, e a perda da aderência aço concreto.
Carbonatação
Fenômeno natural decorrente da reação entre o gás carbônico (CO2) do ar e os compostos alcalinos presentes no retículo poroso do concreto. Enquanto os cloretos promovem corrosão localizada da estrutura, a carbonatação provoca corrosão generalizada (Livro temas de Engenharia Civil)
.
Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3 + H2O
- A carbonatação despassiva a armadura em decorrência da redução do pH do concreto. Inicialmente, o pH alcalino do concreto (em torno de 12) constitui fator de proteção da armadura contra a corrosão. Ao longo do tempo, devido a exposição do concreto ao gás carbônico, esse ph tende a diminuir, despassivando a armadura (Livro temas de Engenharia Civil).