SóProvas


ID
1922611
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de mosquitos infectados, conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

  • a) Nas áreas rurais e silvestres, os mosquitos vetores do vírus da febre amarela pertencem aos gêneros Haemagogus e Sabethes. A espécie que mais se destaca é o Haemagogus janthinomys

    b) Anopheles darlingi-->É o agente transmissor da malária e, em alguns casos, da filariose.

    c) Aedes aegypti --> É considerado vector de doenças graves, como dengue,febre amarela, febre zica e chikungunya.

    d)Culex quinquefasciatus--> É o vetor primário e principal da filariose bancroftiana

  • Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: Febre Amarela Urbana e Febre Amarela Silvestre, diferenciando-se uma da outra pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro.

    Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma nos dois ciclos. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.


  • a) Haemagogus janthinomys e o Sabethes transmitem a febre amarela silvestre;

    b) Anopheles darlingi transmite malária;

    c)Aedes aegypti (fêmea ) transmite febre amarela urbana,dengue,zika, chikungunya

    d) Culex quinquefasciatus transmite a filariose (elefantíase)