SóProvas


ID
192637
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

No sensor indutivo, há uma diferença entre o ponto de acionamento (aproximação do alvo metálico da face sensora) e o ponto de desacionamento (afastamento do alvo metálico da face sensora) cuja função é evitar oscilação na saída diante de possível vibração do sensor. Esse parâmetro é denominado

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


    O QUE SÃO SENSORES INDUTIVOS? 

    São componentes eletrônicos capazes de detectar a aproximação de um objeto sem a necessidade de contato físico entre sensor e o acionador, sendo assim, aumentando a vida útil do sensor por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos. Eles também não necessitam de energia mecânica para operar e são imunes a vibração e choques mecânicos. A sua principal aplicação é a detecção de objetos metálicos, pois o campo emitido é eletromagnético.


    A distância linear entre os pontos de ativação e de desativação de um sensor é chamada de histerese ou curso (deslocamento) diferencial. A histerese é necessária para ajudar a evitar a trepidação de contatos (ligando e desligando rapidamente) quando o sensor fica sujeito a choque e vibração ou quando o alvo fica imóvel no alcance do valor nominal valor. As amplitudes de vibração devem ser menores do que a banda de histerese para evitar oscilações.


    Fonte: http://www.dee.ufrn.br/~luciano/arquivos/ins_ele/Apresenta%E7%F5es_2008_2/HUDSON%20LEGNAR/Sensores_Indutivos.pdf