SóProvas


ID
192847
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para decidir sobre os limites do sistema, ou seja, distinguir o que é o sistema e o que é o ambiente do sistema, um trabalho é feito em conjunto com os stakeholders em um estágio inicial de elicitação e análise de requisitos. Esse trabalho culmina, em primeira instância, com um modelo

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei até o presente momento o modelo afirmado pela banca desta questão. O que podemos fazer para responder a esta questão é utilizar de analogia.

    A elicitação de requisitos é a fase, dentro do processo de Engenharia de Requisitos, que possui o desafio de entender os desejos e necessidades do cliente.
    A grande questão que envolve o processo de elicitaçãode requisitos é a dificuldade de obtenção de uma visão real do que deve ser o sistema. Sommerville [13].

    Devido a esta dificuldade de definição e realizadas estas técnicas para elicitação dos requisitos.


    Desta forma, várias técnicas de elicitação sãoutilizadas visando minimizar estes problemas, comosugere Kasse [12]: Diálogos; Cenários; Demonstração detecnologias; Modelos; Simulações; Protótipos;Brainstorming; Observação de sistemas existentes  e Extrações de documentos.

    Baseado nestas informações temos a definição do Modelo de contexto.

    Modelos de contexto procuram identificar os “contornos” do sistema em termos de outras entidades de hardware e software com os quais o sistema interagirá.58

    Na elicitação de requisitos temos a dificuldade de definirmos os limites do sistema e com um artefato de modelo de contexto conseguimos identificar estes limites do sistema relacionados a hardware e software.

    Nesta fonte temos uma figura que exemplifica o modelo de contexto: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:bmc2bxRO2v8J:143.106.50.145:8080/Cursos/EA976/02-08/EA976-Modelos.pdf+modelo+de+contexto&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjzwfAIf21DvZQMYm6Up3tTNKzGDk_F_3tP5zvgIaXG2lO2r0PNU0S8AUWUxPtPaUeZlj2Z7Q-XSrGedOCIJfxiPC4FKP9nMPKIWPPa4_0EUB0oKiHadn8VzBvwAiQdtegZ_pyy&sig=AHIEtbSNS9gbdqFHW3GCsU2xD9gXsUEQ4A

    fonte: http://pt.scribd.com/doc/52620385/Elicitacao-de-Requisitos-e-Design-Participativo-atraves-de-Prototipos-de-Baixa-Fidelidade-%E2%80%93-Um-Estudo-de-Caso

     


     

    .
     .

  • A resposta sobre essa questão encontra-se no livro Engenharia de Software do Ian Sommerville, dependendo da edição, no tópico 5.1 (9ª edição) ou 8.1 (8ª edição), que trata de Modelos de Contexto.

    Transcrevo o início do tópico:

    "Em um estágio inicial da especificação de um sistema, você deve decidir os limites do sistema. Isso envolve trabalhar com os stakeholders para decidir qual funcionalidade deve ser incluída no sistema e o que é fornecido pelo ambiente do sistema."

  • Diagrama de Casos de Uso = Diagrama de Contexto

    se a questão pede um trabalho que é feito com os stakeholders em um estagio inicial de ELICITAÇÃO de requisitos e análise, logo como principal ferramente é o caso de uso que no final das contas é o documento que vai ser gerado. 

    letra A

  • E um sinomio a DFD-Diarama de Fluxo de Dados que especifica o Diarama de Contexto. Que mapeia as etidades internas (pertencentes ao sistema) e entidades externas ao sistema.

  • E um sinonimo a DFD-Diarama de Fluxo de Dados que especifica o Diarama de Contexto. Que mapeia as etidades internas (pertencentes ao sistema) e entidades externas ao sistema.- Obs.:Estou com problema no teclado