-
Drill Down: é a possibilidade de poder obter dados mais detalhados a partir de dados de mais alto nível, através de diferentes dimensões. Em outras palavras, drill down nada mais é do que aumentar o nível de detalhes de uma consulta ou relatório, adicionando-lhes novas linhas de cabeçalho provenientes de tabelas dimensão. Por exemplo, uma tela de um computador pode mostrar um mapa com figuras de Estados. Clicando com o mouse sobre um determinado Estado, poderia ser apresentado às vendas em cada região e clicando-se sobre uma determinada região seria possível verificar o desempenho dos vendedores.
Drill up ou roll up: é o inverso de drill down, ou seja, é apresentar os dados em um nível mais elevado a partir de um nível mais detalhado
Slice: compreende a extração de informações sumarizadas de um cubo de dados, a partir do valor de uma dimensão.
Dice: é a extração de um "subcubo" ou a interseção de vários slices.
Pivot: é o ângulo pelo qual os dados são vistos ou trocados. Na prática corresponde a modificação da posição das dimensões em um gráfico ou troca de linhas por colunas em uma tabela.
-
- Drill across
- ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão
- por exemplo: em uma dimensão com ano, mês e dia, ele pula do ano para o dia.
- Drill Throught
- ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para outra dimensão
-
Questão confusa, a parte "além de mudar a ordem das dimensões, mudando desta forma a orientação segundo a qual os dados são visualizados." dá a entender que se refere ao pivoteamento, conforme bibliografia e o próprio entendimento da FCC em outras questões como, por exemplo:
(FCC / TCE-SP - 2010) A mudança de uma hierarquia (orientação) dimensional para outra tem sua realização facilitada em um cubo de dados por meio de uma técnica chamada:
a) roteamento.
b) pivoteamento.
c) ROLAP.
d) OLTP.
e) MOLAP.
Gab. B
Logo, sob essa ótica, na minha humilde opinião (não sou especialista na área e to estudando a matéria pela primeira vez kkk), caberia tranquilo a resposta B ("pivot"). No entanto, o que eu acho que explica o posicionamento da banca para assinalar a alternativa A ("slice and dice"") é o começo do enunciado "Redução do escopo dos dados em análise". Ora, a técnica de pivoteamento consiste em mudar a orientação segundo o qual os dados são visualizados (como trocar linhas por colunas), sendo que ele não implica diretamente em uma redução de escopo. Já a técnica de slice and dice, por outro lado, consiste em diminuir o escopo, pois ela realiza uma seleção em uma dimensão do cubo ou a extração de subcubos.
Espero ter ajudado alguém que tenha ficado em dúvida em relação ao gabarito, abraços.
-
A Drill Through capability allows users to view relational transactions that make up a multidimensional point in an OLAP Cube. The Drill-Through therefore brings to light data in the Cube constituted from the Data Source, which often is within an RDBMS.
https://en.wikipedia.org/wiki/Online_analytical_processing