Segundo Tanenbaum temos a seguinte imagem:
FTP: FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet. O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos. É um protocolo da camada de aplicação.
Protocolo TCP: O TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol) é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede. O TCP, situado na camada de transporte do modelo OSI, foi projetado especificamente para oferecer um fluxo de bytes fim a fim confiável em uma inter-rede não confiável. Além disso o TCP administra os timers e executa retransmissões sempre que necessário, garantindo a entrega dos datagramas de forma apropriada. Também é sua função reordenar os datagramas enviados fora de ordem.
Protocolo de Internet (em inglês: Internet Protocol, ou o acrónimo IP) é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.
Segue um resumo:
Letra B.
Apenas para reforçar, a famosa EITA:
A RFC 1122 trata das camadas: link layer (Enlace), IP layer (Internet), and transport layer (Transporte), bem como, de maneira superficial, trata da camada de Aplicação;
E a RFC RFC1123 aborda com maiores detalhes sobre a camada de Aplicação.
Essas camadas tbém são as mesmas defendidas pelo Tanenbaum.
Forouzan, Soares e Stallings defendem outras camadas.