SóProvas


ID
1929679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à normatização da contabilidade e da auditoria brasileira, julgue o item subsequente.

O público-alvo dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral são, primariamente, os órgãos reguladores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    “O primeiro aspecto importante que devemos compreender é que as demonstrações contábeis são preparadas para usuários externos em geral. Embora alguns órgãos do governo, fiscos, entre outros, determinem o cumprimento de certas exigências, isso não tem o condão de retirar o público a quem se dirige as demonstrações contábeis preparadas sob a égide da Estrutura Conceitual Básica: usuários externos em geral. ”
    “Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos”.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • GABARITO: ERRADO

     

    CPC 00 - PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)

    "Muitos investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo desse modo confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil-financeira que buscam. Consequentemente, eles são os usuários primários para quem relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados."

  • CPC 00

    Objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral

    Item 6.

    Relatórios contábil-financeiros auxiliam a estimar, mas não são elaborados para mostrar o valor econô-
    mico da entidade
    . E também não são elaborados para atender primariamente a órgãos reguladores
    outros usuários que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores.

  • Questão: O público-alvo dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral são, primariamente, os órgãos reguladores.

    OB10. Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos

    FUNDAMENTO: CPC BÁSICO (R1)

  • Comentários:

     

    Item incorreto.

     

    Trecho do nosso curso: “O primeiro aspecto importante que devemos compreender é que as demonstrações contábeis são preparadas para usuários externos em geral. Embora alguns órgãos do governo, fiscos, entre outros, determinem o cumprimento de certas exigências, isso não tem o condão de retirar o público a quem se dirige as demonstrações contábeis preparadas sob a égide da Estrutura Conceitual Básica: usuários externos em geral. ” “Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábilfinanceiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos”. Item incorreto. Gabarito  Errado.

     

    CONTABILIDADE FACILITADA PARA CONCURSOS (CPCS) – AULA 00 PROFS. GABRIEL RABELO/LUCIANO ROSA/JULIO CARDOZO

  • As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades tributárias, por exemplo, podem determinar especificamente exigências para atender a seus próprios interesses. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas segundo esta Estrutura Conceitual

    OB10. Outras partes interessadas, como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos.

    Gabarito ERRADO

  • errado, são os usuários externos que possuem vinculo com a empresa.

  • Os investidores,credores por empréstimo e outros credores,existentes e em potencial,são os usuários primários para quem os RCPG's são direcionados. Isso porque eles não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam,devendo, desse modo,confiar e utilizar os relatórios contábeis-financeiros de propósito geral que são fornecidos pela entidade.

  • CPC ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO

     

    Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação.

    Relatórios contábil-financeiros são elaborados para usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e que revisem e analisem a informação diligentemente.

     

     

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Usuários primários dos RCPG's: usuários de seus serviços e seus representantes (Poder legislativo)

  • Os usuários primários são os investidores, os credores por empréstimo e os outros credores, existentes e em potencial.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Relatório financeiro: Fornece informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referentes à oferta de recursos à entidade.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • USUÁRIOS INTERNOS 

    1] Alta e média gerência da entidade;

    2] Conselho de Administração;

    3] Acionistas controladores

    USUÁRIOS EXTERNOS [principais]

    1] Empregados;

    2] Investidores;

    3] Credores por empréstimos;

    4] Fornecedores;

    5] Clientes;

    6] Governo e suas agências;

    7] Público;

    Em que pese estarmos dizendo que os usuários podem ser externos ou internos, há também aqueles que são os usuários PRINCIPAIS, ou seja, aqueles a quem as demonstrações contábeis se destinam principalmente.

    Os usuários principais são, essencialmente, os usuários externos, que não podem solicitar informações para a empresa. Usam as informações contábeis para a tomada de decisão (conceder empréstimo, vender a prazo, comprar ações da empresa etc.).

    Gabarito: Errado.

  • USUÁRIOS INTERNOS 

    1] Alta e média gerência da entidade;

    2] Conselho de Administração;

    3] Acionistas controladores

    USUÁRIOS EXTERNOS [principais]

    1] Empregados;

    2] Investidores;

    3] Credores por empréstimos;

    4] Fornecedores;

    5] Clientes;

    6] Governo e suas agências;

    7] Público;

    Em que pese estarmos dizendo que os usuários podem ser externos ou internos, há também aqueles que são os usuários PRINCIPAIS, ou seja, aqueles a quem as demonstrações contábeis se destinam principalmente.

    Os usuários principais são, essencialmente, os usuários externos, que não podem solicitar informações para a empresa. Usam as informações contábeis para a tomada de decisão (conceder empréstimo, vender a prazo, comprar ações da empresa etc.).

    Gabarito: Errado.

  • Errado. Os relatórios financeiros (demonstrações contábeis) de propósito geral são destinados aos usuários externos, especialmente para os primários que são os investidores existentes e em potencial.

    Os órgãos reguladores são tratados como usuários externos secundários.

    Fonte: Claudio Zorzo

  • ERRADO

    O público-alvo dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral são, primariamente, os investidores, credores por emprestimos.

    Atenção a  questão fala em usuario primário. Dessa forma, orgãos reguladores são usuarios externos.

  • ERRADO

    As Demonstrações Contábeis objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e  avaliações por parte dos usuários externos em geral, não tendo o propósito de atender  finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.

  • ERRADO

     Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geralnão tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários

  • De acordo com o novo CPC 00 R2 de 2020, temos:

    1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, NÃO PODEM EXIGIR que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, ELES SÃO OS PRINCIPAIS USUÁRIOS aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais

  • Gabarito: ERRADO!

    O público-alvo dos relatórios contábil-financeiros de propósito geral são, primariamente, investidorescredores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial,

  • GABARITO: ERRADO

    CPC 00 (R2)

    USUÁRIOS PRINCIPAIS

    • Investidores
    • Credores por Empréstimo
    • Outros Credores

    OBS: Todos esses podem ser:

    • Existentes

    • Potenciais

    USUÁRIOS SECUNDÁRIOS -> "Outras Partes"

    • Reguladores
    • Publico em Geral
    • Administração
  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • RESPOSTA E

     B# As informações contidas nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral auxiliam os investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimar o valor da entidade a que se referem as informações.

    #SEFAZ-AL