Complementando o comentário do ilustre Renato, ao que aproveito para saudá-lo:
Despesa - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Então a energia elétrica do departamento de vendas foi utilizada diretamente para obtenção de receitas e não para obtenção de um produto ou bem.
Fonte: Eliseu Martins, Contabilidade de Custos, 11ª Edição.
Gabarito: Certo.
Comentário:
Como já vimos na aula de hoje, custo é um gasto em um bem ou serviço que será utilizado na produção/fabricação de outros bens ou serviços, ou seja, gastos relacionados à atividade de produção, ao passo que despesas são gastos com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Sendo assim, a conta da energia elétrica consumida na fábrica está relacionada ao processo produtivo, ou seja, é um gasto em um bem ou serviço que será utilizado na produção/fabricação de outros bens ou serviços. Portanto, é um custo.
Já a conta da energia elétrica utilizada pelo departamento de vendas anda tem a ver com o processo produtivo, até porque o processo de venda do produto começa quando a sua produção já se encerrou. Conclusão: é uma despesa, que tem como característica o fato de ser de caráter geral.
Um bom lembrete para que a gente não se confunda é perguntar se aquele gasto, se eliminado, irá afetar a produção; se sim, é um custo; se não, é uma despesa.