SóProvas


ID
193051
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No contexto da segurança, pode ser definida como a fraqueza ou deficiência que pode ser explorada. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão, acredito que poderia existir dúvidas entre os conceitos de Ameaça e Vulnerabilidade.

    Temos que, Vulnerabilidade é a fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaças. E temos que, Ameaça é a causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou organização.

    É isso pessoal, bons estudos!

    Abs,
    Felipe Ferrugem!!!

    "Juntos somos ainda melhores!!!"

    PS: Incentive os comentários, deixando registrada sua avaliação!

  • Complemento

    Segundo a ISO 27002, "

    2.7 incidente de segurança da informação>um incidente de segurança da informação é indicado por um simples ou por uma série de eventos de segurança da informação indesejados ou inesperados, que tenham uma grande probabilidade de comprometer as operações do negócio e ameaçar a segurança da informação

    2.16 ameaça:causa potencial de um incidente indesejado, que pode resultar em dano para um sistema ou organização

    2.17 vulnerabildade:fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaças"

  • LETRA C.

    Em palavras mais simples, conforme SÊMOLA.


    Segundo Sêmola(2014,p.46),"Vulnerabilidades: São fragilidades presentes ou associadas a ativos que manipulam e/ou processam informações que, ao serem exploradas por ameaças, permitem a ocorrência de um incidente de segurança, afetando negativamente um ou mais princípios da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade."


    Bibliografia:

    GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-UMA VISÃO EXECUTIVA-MARCOS SÊMOLA-2 EDIÇÃO-2014-ED. CAMPUS.

  • Gabarito C

    Em segurança de computadores, uma vulnerabilidade é uma fraqueza que permite que um atacante reduza a garantia da informação de um sistema. Vulnerabilidade é a interseção de três elementos: uma suscetibilidade ou falha do sistema, acesso do atacante à falha e a capacidade do atacante de explorar a falha.[1] Para explorar uma vulnerabilidade, uma atacante deve ter pelo menos uma ferramenta ou técnica aplicável que possa conectar a uma fraqueza do sistema. Desta forma, vulnerabilidade também é conhecida como superfície de ataque.

    Vulnerabilidade é definida como uma condição que, quando explorada por um atacante, pode resultar em uma violação de segurança. Exemplos de vulnerabilidades são falhas no projeto, na implementação ou na configuração de programas, serviços ou equipamentos de rede. Um ataque de exploração de vulnerabilidades ocorre quando um atacante, utilizando-se de uma vulnerabilidade, tenta executar ações maliciosas, como invadir um sistema, acessar informações confidenciais, disparar ataques contra outros computadores ou tornar um serviço inacessível.(http://cartilha.cert.br/ataques/)

    Gerenciamento de vulnerabilidade é a prática cíclica de identificar, classificar, remediar e mitigar vulnerabilidades.[2] Esta prática geralmente refere-se a vulnerabilidades de softwarenos sistemas de computador. Esta mesma pode ser explorada em um determinado sistema ou serviço vulnerável que esteja rodando na máquina.

    As vulnerabilidades mais exploradas nos dias de hoje, são as do tipo buffer overflow, que muitas vezes pode dar privilégios de administrador para o invasor, rodar códigos maliciosos remotamente, burlar particularidades de cada sistema, ataques de Negação de Serviços (DDoS), e acesso irestrito ao sistema.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !