-
Diplomática é uma ciência – ou, mais adequadamente, uma disciplina – voltada para o estudo das estruturas formais de documentos solenes, isto é, oriundos de atividade governamental ou notarial. A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia. À Diplomática cabe a difícil tarefa de análise de autenticidade documental, com base em elementos formais, como o fundo paleográfico e a estrutura ou fórmula jurídica do documento. Sua origem pode ser remontada ao século XVII, embora a diplomática atualmente contribua em outros pontos essenciais da análise documental, tendo por fito principal a normatização de práticas de catalogação de espécies documentais.
-
Segundo o nosso querido dicionário deTerminologia Arquivística o conceito de diplomática se resume a: “Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.” (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).
-
Só um macete para identificação da análise tipológica e diplomática.
análise tipológica: lembrar que o contexto, a organicidade importam.
análise diplomática: analisa a estrutura formal dos documentos.
-
Gabarito: Certo
Ciências auxiliares da Arquivologia
• Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade (o documento é verdadeiro?) e fidedignidade (possui fé pública?), além da sua estrutura formal;
• Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita e a evolução das letras. Permite o conhecimento dos materiais (papiro, pergaminho, papel etc.) e dos instrumentos (cálamo, pena etc.) para escrever. O estudo da Paleografia propicia um melhor entendimento dos registros documentais para o resgate de fatos históricos;
• Heráldica – disciplina que estuda os brasões e emblemas;
• Genealogia – disciplina que estuda a origem, a ascendência e a descendência dos indivíduos e as relações entre famílias.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.