SóProvas


ID
1932190
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em sistemas com compartilhamento de tempo (time-sharing), muitas vezes falta memória para armazenar os processos, sendo necessário mover, temporariamente, algum processo inteiro para o disco. Para continuar sua execução, é necessário trazê-lo novamente do disco para a memória. Este procedimento de gerenciamento de memória é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • A técnica de swapping veio para tentar resolver o problema de insuficiência de memória para todos os usuários. Nos esquemas apresentados até o momento, um processo permanecia na memória principal até o final de sua execução, inclusive quando realizava operações de entrada e saída.

     

    O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados.O sistema escolhe um processo residente que é levado da memória para o disco (swapped out), retornando posteriormente para amemória principal (swapped in), como se nada tivesse ocorrido.

     

    Um dos problemas gerados pelo swapping é a relocação dos processos.O loader realocável permite que um processo seja colocado em qualquer posição de memória, porém a relocação é realizada no momento do carregamento.  

     

    O conceito de swapping permitiu um maior compartilhamentodememória e, conseqüentemente, um maior throughput. Mostrou-se eficiente em ambientes onde existiam poucos usuários competindo pela memória e com aplicações pequenas. Seu maior problema é o custo das operações de entrada e saída.

     

    Fonte: http://fundamentossistemasoperacionais.blogspot.com.br/p/swapping.html

  • Swapping
    Técnica de Gerenciamento de memória que ocorre quando não há mais memória livre contígua para um processo já alocado que faz chamada de sistema pedindo mais memória. A técnica faz com que o sistema escolha um programa residente que é levado da memória para o disco (swap-out ) retornando posteriormente para a memória (swap-in).

    Paginação 
    A paginação permite que um programa possa ser espalhado por áreas não contíguas de memória. O espaço de endereçamento lógico de um processo é dividido em páginas lógicas de tamanho fixo; a memória física é dividida em páginas com tamanho fixo, com tamanho igual ao da página lógica. O programa é carregado página a página, cada página lógica ocupa uma página física.

    Segmentação
    Técnica de gerência de memória onde programas são divididos em segmentos de tamanhos variados cada um com seu próprio espaço de endereçamento. A principal diferença entre a paginação e a segmentação é a alocação da memória de maneira não fixa, a alocação depende da lógica do programa.

    Memória Virtual
    Técnica de gerenciamento que combina a memória principal e a secundária dando ao usuário a idéia de existir uma memória maior que a memória principal. Desvincula o endereçamento feito pelo programa dos endereços físicos da memória principal. O endereço virtual é traduzido para o endereço físico através do mapeamento.

  • Gabarito D

    Em algumas situações não é possível manter todos os processos na memória e uma solução para essas situações é o mecanismo conhecido como swapping (troca). A gerência de memória reserva uma área do disco para esse mecanismo, que é utilizada para receber processos da memória. A execução desse processo é suspensa, com isso é dito que o mesmo sofreu uma swap-out. Mais tarde, esse mesmo processo será copiado do disco para a memória, mecanismo conhecido como swap-in. Esse mecanismo de trocas de processos no disco tem como objetivo permitir que o sistema operacional consiga executar mais processos do que caberia na memória.

    Esse processo gera um grande custo de tempo de execução para os programas. Fazer a cópia do processo da memória para o disco e depois fazer o inverso é demorado.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gabarito: D

    Fonte: Prof. Celso

    O principal objetivo do swapping é resolver o problema de insuficiência de memória. Observem o que o examinador registrou nesse trecho “Em sistemas com compartilhamento de tempo (time-sharing), muitas vezes falta memória para armazenar os processos...”

    O swapping permite o compartilhamento de memória e é eficiente em ambientes com poucos usuários competindo pela memória, sua maior limitação é o alto custo das operações de entrada e saída.

    O swapping se aplica à gerência de memória, e leva um processo da memória para o disco, e o retorna posteriormente para a memória. 

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------