SóProvas


ID
1932604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da análise estática de código-fonte em Clean Code e SonarQube, julgue o item subsecutivo.

Um dos modos de análise de código-fonte constante no SonarQube é o publish, que analisa completamente o código e o envia para o servidor que irá processá-lo e salvar os resultados no banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Existem dois modos – Preview e Publish (padrão). Esse último analisa tudo que for possível e manda o resultado para um servidor processar e salvar o resultado no banco de dados (Publish mode performs a full analysis on the entire code base and sends it to the server, which will process it and save the results to the database).

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tcesc-2016-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software-e-desenvolvimento/

  • Gabarito alterado para ERRADO: A afirmação feita no item está errada, pois se envia para o servidor o RESULTADO da análise, e não o código fonte. 

     

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_SC_15/arquivos/TCE_SC_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO__002_.PDF

  • There are three different paradigms for SonarQube analysis. You switch among the three modes using the  analysis parameter with one of these three values:

    •  - this is the default. This mode analyzes everything that's analyze-able for the languages in question and pushes the results to the server for processing.
    •  - is typically used to determine whether code changes are good enough to move forward with, E.G. merge into the Git master.
    •  - is a "preview" equivalent intended for use by tools. You should never need to use it manually.
  • Um dos modos de análise de código-fonte constante no SonarQube é o publish, que analisa completamente o código e o envia para o servidor que irá processá-lo e salvar os resultados no banco de dados.

    CESPE pegando na gramática "o envia" com o sentido de vicário (envia o código). Dessa forma, aplicando como se o código fosse enviado para o servidor, e como citado por @Cleiton Bittencourt não é enviado o código e sim o resultado da análise.

    Essa foi maldade da CESPE