SóProvas


ID
1932637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à criptografia.

Os algoritmos de criptografia de chave pública devem ser computacionalmente fáceis, a fim de que o receptor de uma mensagem cifrada com uma chave pública a decriptografe utilizando sua chave privada para recuperar a mensagem original.

Alternativas
Comentários
  • Algoritmos de chave pública são baseados em problemas matemáticos que atualmente não admitem solução eficiente e são inerentes em determinados relacionamentos de fatoração inteira, logaritmo discreto, e curva elíptica. É computacionalmente fácil para um usuário gerar um par de chaves, uma pública e uma privada, e usá-lo para encriptação e decriptação. A força está na "impossibilidade" (computacionalmente impraticável) para uma chave privada gerada apropriadamente ser determinada pela sua chave pública correspondente.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica

  • 74 – Os algoritmos de criptografia de chave pública devem ser computacionalmente fáceis, a fim de que o receptor de uma mensagem cifrada com uma chave pública a decriptografe utilizando sua chave privada para recuperar a mensagem original.

    Comentários: Dizer que o algoritmo de criptografia de chave pública deve ser computacionalmente fácil é um problema pessoal. O que deve ser computacionalmente fácil é a geração do par de chaves, o que é bem diferente. A robustez do algoritmo está na dificuldade de se achar ou definir a chave privada a partir da chave pública e vice versa. Inclusive, há uma grande complexidade do algoritmo RSA, que é assimétrico. Desse modo, creio que há o risco da banca apresentar esse gabarito como correto, o que eu discordarei com base no argumento acima.

    [ATUALIZAÇÃO: Conforme mencionei no comentário prévio, a banca, de fato, colocou o gabarito como correto. Desse modo, entendo que caiba recurso nessa questão pelo argumento acima.]

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcesc-ti-redes-e-seguranca-gab-extraoficial/

  • esse computacionalmente fácil foi foda viu

  • A intenção era dizer que, de posse de da chave privada, seja computacionamente fácil a decriptografia. Não devemos confundir com a quebra do algoritimo criptográfico, onde não se possue a chave e se deseja recuperar a mensagem original, este sim, deve ser computacionalmente difícil.

  • Questão para marcar "Certo" com muito medo... esse computacionalmente fácil foi foda mesmo 

  • Gabarito alterado para CERTO

  • "computacionalmente fáceis"... Uma ciência toda baseada em lógica e me vêm com uma expressão subjetiva dessa.

  • Achei o texto ambíguo nessa parte: "a fim de que o receptor de uma mensagem cifrada com uma chave pública a decriptografe utilizando sua chave privada"

    Pode dar a entender, em sentido ambíguo, que o receptor está usando sua chave privada para decriptografar uma mensagem cifrada com uma chave pública qualquer.

  • Prática comum da CESPE: fazer questões ambíguas, que depois podem ser considerada verdadeiras ou falsas, conforme a vontade da banca/orgão em favorecer um ou outro candidato para aprovação.

  • Segundo o Princípio de Kerckhoffs - Os algoritmos(método) devem ser de conhecimento público ( talvez aqui o cespe forçou o computacionalmente fáceis) e as chaves secretas.

    Mais um aqui que caiu na pegadinha "computacionalmente fáceis" papapá...

    É 2 papapá... É 3 papapá.... É 4 papapá...etc

     

     

  • Caraaaaaaaaaalho veio!!!
    Você vai responder uma questão dessas, lembra do Princípio de Kerckhoffs e pensa: O Cespe está fazendo uma pegadinha com esse "Computacionalmente Fácil", justamente pra pegar as pessoas que não lembraram do princípio. Aí você responde com toda certeza acreditando que a questão está errada e ela está certa !!

    Affffff!!!
    Não foooooooooooode né CESPE

  • vsf...

  • fica muito na duvida eu pensei  correto fui ler novamente  acabei respondendo errado, se nao prestar atencao cai como patinho

  • Quando ele fala "...com uma chave pública..." entendo que pode ser qualquer uma chave pública. Ele só descriptografa com a sua chave privada, se foi criptografado com a sua chave pública. E para corroborar essa interpretação, ele fala "...computacionalmente fácil...".

    Questão confusa

    Entendo que a questão está ERRADA.

  • Acredito que o "computacionalmente fácil" (que é uma expressa ambígua, afinal, o que é fácil para mim pode não ser fácil para o CESPE) se refira à computabilidade, ou seja, não pode durar 2 décadas para decriptar.

  • TIPO DE QUESTÃO QUE E MELHOR DEIXAR EM BRANCO, JA QUE A BANCA PODE BOTAR O GABARITO QUE QUISER.

  • Para mim não existe concordancia das duas afirmações: "devem ser computacionalmente fáceis", e "a fim de que...", a segunda parte não responde a primeira, marquei ERRADO.

  • errei, e errarei futuramente!

  • Questão absurda para banca escolher o gabarito.

  • É computacionalmente fácil que o receptor decripte o texto cifrado resultante usando a chave privada para recuperar a mensagem original (Stallings).

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Cobrança clara do princípio de Kerckhoffs

    "...Por fim, o sistema deverá ser simples de usar e não exigir conhecimentos profundos ou concentração dos seus usuários nem um conjunto complexo de regras...."

    Fonte: Wiki

  • Quando fui resolver essa questao pela segunda vez, de tao polemica q foi, eu ate lembrei do gabarito da primeira vez, mas marquei como errada de proposito, so de raiva!!!

    Na terceira vez, comecei a pensar com meus pausinhos. Deve haver alguma logica por tras, e fui atras da literatura(algo q ja devia ter feito).

    Segundo este autor[1], "Algoritmos criptográficos devem ser razoavelmente eficientes (do ponto de vista de tempo computacional envolvido) com o conhecimento da chave. E acho q deve ter sido nesse sentido q o examinador se referiu.

    Mas, sei la, nao se sabe o q se passa na cabeca dessa galera noiada q elabora essas provas.

    Fonte:

    [1] Redes de computadores fundamentos, Alexandre Fernandes de Moraes

  • Os algoritmos de criptografia de chave pública devem ser computacionalmente fáceis

    FACEIS? kk

  • Confidencialidade abarca o conceito de Criptografia. Este, para ser realizado, requer o uso de uma

    Chave Púb + Chave Pvd = Confidencialidade

  • O que me matou foi o "fáceis"...

  • errei, e sempre errarei...
  • Maldita!

  • Mano, não adianta estudar informática, os caras inventam cada hora uma terminologia nada a ver, ambígua etc, e vc tem que chutar pra ser certa ou errada, não dá pra ter certeza nunca nessas cacetas.... pqp

  • Errei pela segunda vez e tem uma lógica de que essa afirmação de "computacionalmente fácil" está errada. Se assim fosse, a comunicação da rede seria sempre feita por chaves públicas, o que é inviável justamente por ser computacionalmente difícil. Pegue o exemplo do protocolo TLS: Ele utiliza a criptografia assimétrica somente para negociar a chave simétrica.

    Por quê? Porque na criptografia assimétrica, tanto criptografar quanto decriptografar qualquer mensagem exige MUITA computação das entidades comunicantes.

    Se assim não fosse, não teria sentido o funcionamento desse protocolo e de vários outros que estabelecem uma conexão inicial para negociar uma chave simétrica.

    Fonte: Jim Kurose, Keith W Ross. Redes de Computadores. Seção 8.6.2