SóProvas


ID
193345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes
e também de alimentos funcionais, julgue os itens que se seguem.

O lipídio é oxidado somente após a oxidação de carboidratos e proteínas, sendo que a baixa prioridade na sua utilização tem sido associada à baixa saciedade, comparada aos outros macronutrientes.

Alternativas
Comentários
  • O consumo de carboidratos pode ser fortemente influenciado pelos seus estoques no corpo, além do fato de que este nutriente apresenta certa prioridade na oxidação e esta capacidade é refletida na magnitude da saciedade (Blundell & Green, 1996). O lipídio é oxidado somente após a oxidação de carboidratos e proteínas, sendo que esta baixa prioridade na sua utilização tem sido associada a baixa saciedade, comparada aos outros macronutrientes (Daher et al., 1997; Peters, 1997). 

    Fonte: ROSADO, Eliane Lopes; MONTEIRO, Josefina Bressan Resende. Obesidade e a substituição de macronutrientes da dieta. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 14, n. 2, Aug.  2001 .   Available from . access on  02  Mar.  2014. 
  • Em determinadas situações, o  retira lipídios da circulação sanguínea e os armazena na forma de gordura, os triacilgliceróis, para serem utilizados como fonte de energia. Assim, quando necessário, os triacilgliceróis são hidrolisados, formando glicerol e , que caem na corrente sanguínea e são utilizados pelos tecidos, como o fígado e os músculos. O  é o principal sintetizador de lipídios endógenos.

    Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em  situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago. Uma vez no , a lipase gástrica promove a continuidade do processo, contudo, o pH altamente  dificulta a ação enzimática, onde a maior parcela da digestão acontece no . Uma vez no duodeno, o bolo alimentar com o pH ácido acaba por induzir a liberação do hormônio digestivo colecistocinina (CCK), também conhecido como pancreozimina. O CCK faz com que a vesícula biliar sofra contração e liberação da  para o duodeno, também estimulando a secreção pancreática. Os lipídios são emulsificados pela ação dos sais biliares, formando micelas mistas de triacilgliceróis, que sofrem a digestão pela ação da lipase pancreática, liberando ácidos graxos. Desta forma, os ácidos graxos podem ser absorvidos pelas células que compõem o intestino, os enterócitos, e reconvertidos em triacilgliceróis, onde juntamente com o colesterol e apoliproteínas, irão formar o quilomícron. Os quilomícrons (QM) são então secretados nos vasos linfáticos e corrente sanguínea, sofrendo ação de lipases lipoprotéicas e gerando ácidos graxos e glicerol. Esses ácidos graxos serão oxidados e utilizados como fonte de energia, ou formar ésteres, para serem armazenados nos  ou células musculares, principalmente.