SóProvas


ID
193438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer
gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com
a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens
que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.

A ASG é um método eficiente para detectar risco nutricional em quadros como o descrito, pois, além de investigar questões sobre alterações da dieta, sintomas gastrointestinais e capacidade funcional, avalia o perfil bioquímico, frequentemente alterado em pacientes oncológicos.

Alternativas
Comentários
  • "Por combinar tanto informações sobre alterações

    na ingestão de nutrientes, digestão e absorção,

    como também seus efeitos na função e na composição

    corporal, os resultados encontrados pela

    ASG podem diferir daqueles encontrados por

    outros métodos objetivos, como índices nutricionais

    ou perda de peso isoladamente. "


    GUEDES, Ana Carolina Bastos et al. Avaliação nutricional subjetiva do idoso: Avaliação Subjetiva Global (ASG) versus Mini Avaliação Nutricional(MAN®). Com. Ciências Saúde. 2008;19(4):377-384
     



     

  •    
     
    A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. 

    O objetivo do método é não somente facilitar o diagnóstico da desnutrição, mas também possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação. A ASG pode ser aplicada por profissional não-médico da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) devidamente treinado. 

    O questionário da ASG consiste em três partes. A primeira colhe dados da história do paciente, visando avaliar a perda de peso nos seis meses anteriores à avaliação (quanto à proporção de peso perdido) e verificar alteração de peso nas últimas duas semanas (que permite identificar a velocidade de emagrecimento). Na segunda etapa, realiza-se o exame físico, objetivando medir a perda de gordura, de massa muscular e a presença de líquido no espaço extravascular. Neste exame faz-se avaliação por meio de palpação e inspeção dos braços, ombros, costelas etc. A terceira etapa é de classificação do estado nutricional do paciente em bem nutrido, moderadamente desnutrido ou suspeito de desnutrição e gravemente desnutrido. 

     
     
     
    Bibliografia (s)

    Silva MCGB. Avaliação Subjetiva Global. In: Waitzberg DL, editor. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. São Paulo: Atheneu; 2000. p. 241-53.
  • avalia o perfil fisico e historia clinica