SóProvas


ID
193735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz, com 28 anos de idade, apresentou um quadro de
desânimo há aproximadamente dois anos e a partir de então
dormia grande parte do dia, afastou-se dos estudos por
dificuldade de concentração, afastou-se dos amigos devido à
grande apatia, referiu tristeza profunda em algumas situações nas
quais questionava se valia a pena viver e pensou de modo
recorrente em suicídio como forma de terminar o vazio que sentia
ser sua vida. Depois de aproximadamente oito meses nesse
quadro, Luiz mostrou uma melhora substancial, quando
frequentou festas e bares, mostrou-se muito sociável e falante,
namorou três ou quatros garotas simultaneamente, fez novos
amigos, dormiu muito pouco, renovou todo seu guarda roupa,
insistiu com os pais até conseguir comprar um carro novo de
último modelo, embora o seu tivesse apenas um ano de uso.
Nessa ocasião, Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo
iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e
sentir percorrendo seu corpo. Em dois meses, Luiz perdeu o
entusiasmo e em algum tempo voltou ao estado de desânimo,
tristeza e apatia.

Julgue os itens de 48 a 52, acerca desse caso hipotético.

A evolução do quadro clínico de Luiz é compatível com o transtorno afetivo bipolar do tipo 1, considerando que os comportamentos descritos são encontrados nas definições de depressão e de mania.

Alternativas
Comentários
  • O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.
  • Somente um complemento: o que separa a mania da hipomania é que na primeira há maior prejuízo funcional pelo grau de intensidade dos sintomas. Necessidade de internação e sintomas delirante-alucinatórios também são definidores de mania, que por sua vez indica TAB, transtorno adetivo bipolar, tipo I

  • No transtorno bipolar I há episódios maníacos que se diferenciam dos hipomaníacos pela presença de sintomas psicóticos (delírios e alucinações) já no transtorno bipolar tipo II há episódios hipomaníacos, sem sintomas psicóticos.

    Percebe-se, no trecho "Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e sentir percorrendo seu corpo." há presença de sintomas psicóticos, o que caracteriza o episódio maníaco. Logo, Transtorno Bipolar I.

    Questão Correta!

  • RESPOSTA: CORRETA

    Vejamos: 

    TRANSTORNO BIPOLAR TIPO I: Sao episódios depressivos leves a graves, intercalados com fases de normalidade e fases maníacas bem-caracterizadas.

    TRANSTORNO BIPOLAR TIPO ii: São episódios depressivos leves a graves, intercalados com períodos de normalidade e seguidos de fases hipomaníacas ( aqui o paciente não apresenta fases evidentemente maníacas, mas apenas hipomaníacas).

    A hipomania é uma forma atenuada de episódio maníaco, que muitas vezes passa despercebida, não recebendo atenção médica. O indivíduo etá mais disposto que o normal, fala muito, conta piadas, faz muitos planos, nao se ressente com as dificuldades e os limites da vida. Pode ter diminuição do sono , não se sente cansado após muitas atividades e sempre deseja fazer mais. O característico da hipomania é que o indivíduo e seu meio não são seriamente prejudicados; a hipomania não produz disfunção social importante, e não há sintomas claramente psicóticos. Muitas vezes a pessoa acometida não busca serviços médicos.

    Então está correto que a evolução do quadro clínico de Luiz é compatível com o transtorno afetivo bipolar do tipo 1, considerando que os comportamentos descritos são encontrados nas definições de depressão e de mania ( sua fase mania é bem caracterizada).

    Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. 2008

    capítulo 28 págs. 315, 316 e 317

     

     

  • DE ACORDO COM CID 10- Caracteriza-se pelo Transtorno afetivo Bipolar episódio atual depressivo leve ou moderado.