SóProvas


ID
1939384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um aumento do deficit orçamentário do governo em determinado período, através de uma redução dos impostos,

Alternativas
Comentários
  • Não sou expert no assunto, mas já que busquei a resposta no google, vou compartilhar as respostas dos itens mais respondidos, pois ninguém fez até agora.

     

    a) Resposta certa. Política Fiscal expansiva : é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno - emprego. Isto acarretaria o chamado "hiato deflacionário", onde estoques excessivos se formariam, levando empresas a reduzir a produção e seus quadros de funcionários, aumentando o desemprego. Instrumentos: Aumento dos gastos públicos; Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos; Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

     

    b) Política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

     

    Fontes:

     

    http://www.economiabr.net/economia/4_politica_fiscal.html

    http://www.economiabr.net/economia/4_politica_monetaria.html

  • Sendo sucinto:

    -Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo.

    -Política monetária é o conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) a disposição dos agentes economicos.

    Portanto um deficit, seja por aumento de despesa ou diminuição de receita (caso abordado na questão), será considerada uma política fiscal expansionista.

  • Segundo o livro de Economia – Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

    Existem duas fontes de recursos:

    ·         Emitir moeda: o Tesouro Nacional (União) pede emprestado ao Banco Central;

    ·         Vender títulos da dívida pública ao setor privado (interno e externo).

    Na primeira possibilidade, trata-se de uma forma eminentemente inflacionária (cria o imposto inflacionário), mas que não aumenta o endividamento público no setor privado. Isso também é conhecido como monetização da dívida, significando que o Banco Central está proibido, por Constituição, de financiar excesso de gasto público.

    Na segunda possibilidade, o governo troca de títulos (ativo financeiro não monetário) por moeda que está em circulação, o que, a princípio, não traria qualquer pressão inflacionária. No entanto, esse tipo de financiamento provoca uma elevação da dívida pública. Ademais, o governo, para colocar esses títulos, precisa oferecer juros mais atraentes, o que representa uma elevação adicional ao endividamento.

    A) Correto. A política fiscal refere-se aos instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos, política tributária, e controle de suas despesas, política de gastos. As políticas fiscais expansionistas podem ser obtidas tanto pela redução de impostos e/ou aumento nos gastos. Já as políticas fiscais contracionistas podem ser obtidas tanto pelo aumento de impostos e/ou redução nos gastos.

    B) Errado. A política monetária refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, crédito e taxa de juros. As políticas monetárias expansionistas podem ser obtidas pela redução de taxa de juros, aumento do crédito e emissão de moeda, já a política monetária contracionista pode ser obtida pelo aumento das taxas de juros, redução do crédito e esterilização da moeda.

    C) Errado. O financiamento do déficit público por meio da venda de títulos gera aumento da dívida pública, como o governo precisa colocar mais títulos no mercado, precisa oferecer juros mais altos para tornar esta fonte de investimento mais atrativa.

    D)Errado. Um aumento do déficit público por meio de uma redução dos impostos, incentiva as pessoas a gastar mais, de modo que a curva de demanda agregada se desloca para direita, ou seja, leva a um AUMENTO da demanda agregada por bens e serviços.


    E)Errado.  Se a taxa de câmbio for flexível, uma política fiscal expansionista irá, provavelmente, reduzir a taxa de câmbio, elevar o valor da moeda doméstica em relação às dos demais países.

    Gabarito: Letra “A".