SóProvas


ID
1939855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à organização do canteiro de obras e ao controle de qualidade dos materiais utilizados em obras e serviços, julgue o item subsequente.

Materiais como cimento, areia e britas devem ser armazenados em local seco e ficar protegidos de intempéries.

Alternativas
Comentários
  • Brita não

  •  A questão fica errado ao mencionar que areia e brita devem ficar protegidos das intempéries.

  • É interessante que qualquer material seja protegido pelo menos do contato com outras substancias quaisquer. Algo garante que areia e brita nao entrarao em contato com algum produto quimico quando expostos ao ar livre ou no canteiro de obras? Nao. Nao concordo com a resposta.

  • 1 - AREIA E BRITA 
    Local: em baias planas, cercadas próximas ao portão de materiais. Caso o local seja descoberto, devem ficar sob cobertura de zinco ou lona plástica. 
    Prazo: sem restrições. 
    Orientações: evitar contato direto com o terreno, que deve de preferência ser pavimentado e apresentar contenções laterais para evitar escoamento devido à chuva. 
    Espaço: para 10 m³ de areia ou brita, com altura de 80 cm, o espaço deve ser decerca de 12,5 m².

    2 - CIMENTO E CAL 
    Local: ambiente fechado e isento de umidade. 
    Prazo: por no máximo 30 dias. 
    Orientações: sobre estrados de madeira com os sacos isolados do piso e afastados 30 cm das paredes, em pilhas com no máximo dez sacos, no caso do cimento, e 15 sacos, no caso da cal. Forrar para evitar a umidade do solo. 
    Espaço: para 200 sacos de cimento de 50 kg cada, o espaço mínimo deve ser de 9 m². Para 200 sacos de cal de 20 kg cada, o espaço mínimo é de 5 m².

  • Brita não necessita

  • Consideramos como materiais não-perecíveis a areia, as pedras britadas, os tijolos, as madeiras e os ferros.

    Na obra, existem outros materiais não-perecíveis, que entretanto são armazenados devido ao seu elevado custo em relação ao material citado anteriormente, por exemplo, azulejos, conexões e tubos de ferro galvanizado conduíte, etc. Como esses materiais são aplicados quando a obra já está em fase de cobertura, vedos concluídos, são armazenados dentro da própria obra, evitando-se a construção de um barracão maior.
     

    Consideramos como materiais perecíveis:  o cimento e a cal, cujas características físicas e químicas, em contato com as intempéries, modificam-se substancialmente. Um cuidado que se deve ter no canteiro é a separação do depósito de cal do de cimento, pois a cal trabalha como retardador da pega do cimento.

    Sabemos que o ferro de construção também se modifica, oxidando-se (ferrugem), entretanto a oxidação leva um certo tempo, tempo esse que não deverá ocorrer, pois a aplicação do ferro é relativamente rápida, enquanto que a do cimento e da cal é imediata.

    Fonte: AZEREDO, Hélio Alves de. O edificio até sua cobertura.

  • Nem areia nem brita

  • O depósito destinado ao armazenamento dos agregados deve ser construído de maneira tal que evite o contato com o solo e impeça a contaminação com outros sólidos ou líquidos prejudiciais ao concreto.

    Cada cimento deve ser armazenado separadamente, de acordo com a marca, o tipo e a classe. O cimento fornecido em sacos deve ser guardado em pilhas, em local fechado, protegido das intempéries.

    A altura máxima da pilha de sacos de cimento não poderá ultrapassar 15 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias, ou em altura de, no máximo, 10 unidades, quando o período for mais longo.

  • Segundo a CESPE, posso deixar minha areia tomando chuva e jogada dentro de uma poça d'água numa boa que tá tudo certo. Eu hein...

  • A questão cobra o conhecimento dos critérios de armazenamento dos componentes do concreto. 

    Tenha em mente que o correto armazenamento dos componentes visa à garantia de um maior controle de produção do concreto, evitando contato com contaminantes, umidade e armazenamento incorreto.

    Segundo a NBR 12655/2015: Concreto de cimento Portland, o cimento fornecido em sacos deve ser guardado em pilhas, em local fechado, protegido da ação de chuva, névoa ou condensação.

    Vale lembrar que se o cimento entrar em contato com a água durante o seu armazenamento, inicia-se o processo de hidratação dos seus silicatos, o que resulta na perda de todo material armazenado que não poderá mais ser usado no concreto. Logo, é imprescindível que esse material seja protegido de qualquer fonte de umidade.

    Em relação a areia e a brita, segundo fornecedores, deve-se evitar a exposição a intempéries como o vento, chuva e o calor do sol. Por isso, o correto é que a areia ou a brita não fiquem expostas ao ar livre por um grande período de tempo, e sim em local seco, fechado e coberto por lonas. 

    A questão está CORRETA, contrariando o gabarito oficial da banca, pois todos os três materiais devem ser armazenados em local seco e ficar protegidos de intempéries.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Gabarito da Banca: ERRADO.

    FONTE:
    Portal Eletrónico Atex. Como armazenar insumos na construção civil.
    Portal Eletrónico Sienge. Melhores práticas de armazenamento de insumos na construção civil.


  • Questão com pegadinha! De acordo com a NBR 12655/2015, não há exigência quanto à areia e a brita estarem protegidos contra intempéries, apenas que devem estar armazenadas de maneira que não tenham contato com o solo e outros líquidos/sólidos que sejam prejudiciais ao concreto. Aí o erro da assertiva.