SóProvas


ID
1939948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do planejamento e projeto de sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem urbana e de coleta e disposição final de resíduos sólidos, julgue o item subsecutivo.

A contribuição per capita de esgotos sanitários é desproporcional ao consumo per capita de água, já que a rede coletora, os interceptores e os emissários estão sujeitos a infiltrações ou a outros fatores que aumentem a vazão coletada.

Alternativas
Comentários
  • se temos um maior consumo per capita de esgoto sanitario, logo temos um consumo per capita de água! 

     

  • olha,

     

    a quantidade de esgoto produzida está diretamente relacionado com a quantidade de água tratada.

    Segundo a norma 9649 o coefiiente de retorno de esgoto é 0,8, isso significa que 80% da água tratada que chega numa edificação vira esgto e vai para a rede coletora... Quanto mais água tratada uma pessoa usar mais ela produzirá esgoto, portanto é uma grandeza porporcional

     

    questão errada

  • Quanto mais se consome agua, mais esgoto é produzido

  • ERRADO

     

    É proporcional, só não é igual. Costuma-se utilizar um coeficiente de 0,8 da água consumida, devido a perdas de infiltraçao.

  • É proporcional, mas não é diretamente proporcional. Há um coeficiente linear distanciando a função "contribuição" da origem do sistema cartesiano.

  • Mas o conceito de "diretamente proporcional" não está associado matematicamente a "quando uma grandeza aumenta, a outra grandeza aumenta também"? Razão entre x e y é constante...


    Se a questão mencionar diretamente proporcional em qualquer tempo não acredito que é motivo de estar errada; mas, se mencionar algo no sentido de 'ser igual a' contribuição de água, aí sim estaria errado visto que existe o coeficiente de retorno C < 1,0 (Consumo esgoto/Consumo água < 1,0)

  • Mesmo que existam fatores nas redes que modifiquem a vazão do fluído, tais como infiltrações, ainda há proporção entre o consumo de água e a contribuição de esgoto e isso torna a afirmação da questão incorreta.

     

    A relação entre o volume de esgoto recebido na rede de esgoto e o volume de água efetivamente fornecido à população é denominada coeficiente de retorno.

     

    Da água que é fornecida apenas uma parcela retorna à rede pública na forma de esgoto, sendo que a parcela restante é aquela utilizada para irrigação de jardins e parques, lavagem de carros, calçadas etc. Estima-se que o coeficiente de retorno varia na faixa de 0,6 a 0,8 e, na falta de valores reais obtidos em campo, a norma recomenda coeficiente de retorno 0,8. 

     

    Resposta: Errado.

  • Há e gira em torno de 80% essa relação.