-
HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.
-
Letra C.
FTPS é para transferência segura de arquivos, HTTP é para transferência de hipertexto, DNS é o sistema de nomes de domínios, e SMTP é o protocolo para envio de mensagens de e-mail.
-
HTTPS : S- só lembrar segurança
-
FTP = TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS
HTTP = PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO
HTTPS = PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE HIPERTEXTO CRIPTOGRAFADO
DNS = SERVIÇO DE NOME DE DOMÍNIO, ''TRADUZ'' UM ENDEREÇO P/ O NÚMERO IP CORRESPONDENTE.
SMTP = SUA MENSAGEM TÁ PARTINDO
-
https -porta 143
-
Corrigindo Chiara AFT. HTTPS porta 443.
https://en.wikipedia.org/wiki/HTTPS#Difference_from_HTTP
-
A) FTPS (abreviação de: FTP/SSL) é um nome usado para indicar que o software FTP proporciona uma transferência de arquivos segura.
B) PROTOCOLO HTTP
-> Permite a transferência de conteúdo em qualquer formato (texto, imagem, hyperlink, etc.); -> Responsável pelo acesso às páginas da internet, ou seja, pelo carregamento das páginas na máquina do usuário que esteja tentando visualizar o conteúdo de uma página;
C) PROTOCOLO HTTPS
-> Possui as mesmas características primárias do protocolo HTTP, porém acrescenta recursos de segurança para acesso ao serviço;
D) SERVIDOR DNS - Domain Name System
Os servidores DNS são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.
E) PROTOCOLO SMTP - SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL
-> Protocolo responsável pelo envio de uma mensagem de correio eletrônico até o servidor do destinatário.
GABARITO -> [C]
-
Amiguinhos,
HTTPS - É o protocolo HTTP + SSL ou TLS.
O SSL ou TLS - são camadas de segurança que fornecem confidencialidade e integridade.
A AUTENTICAÇÃO de "alguns" sites é feita através dos CERTIFICADOS DIGITAIS e pela INFRAESTRUTURA DE CHAVES PÚBLICAS da internet.
• Para a construção de um Website com HTTPS, o administrador do site precisa criar um par de chaves, uma pública e uma privada. Assim, quando um usuário solicita uma conexão com esse site, o servidor envia a sua chave pública para o usuário. De posse da chave pública, o usuário pode se comunicar com o servidor, garantindo que todas as mensagens enviadas para o servidor somente serão lidas pelo servidor, pois apenas o servidor possui a chave privada.
• Para garantir a integridade, o TLS/SSL adiciona a cada mensagem, seja ela requisição ou resposta, um código. Esse código é denominado MAC (Message Authentication Code) e busca permitir ao destinatário detectar se a mensagem foi alterada. Seu funcionamento é simples. Calcula-se um resumo (Hash) de cada mensagem e envia-se esse resumo junto com a mensagem. Assim, quando o destinatário receber a mensagem, deve calcular o mesmo resumo e verificar se o resumo calculado é igual ao recebido. Se for igual, a mensagem não foi alterada, mas se for diferente, o destinatário deve descartar a mensagem e pedir uma nova.
• Não são todos os sites que dispõem dessa tecnologia por ter um alto custo para alguns, como meus amiguinhos já sabem a tecnologia HTTPS + CERTIFICADOS DIGITAIS é comumente vista em sites bancários onde é necesário sigilo total das informações para evitar ataques de SPYWARE, PHARMING, PHISHING....
Fonte - http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/qual-a-diferenca-entre-http-e-https.html
Leiam - http://www.training.com.br/lpmaia/pub_seg_cripto.htm
Apostila Info - https://drive.google.com/open?id=1K1o7jFfSNMprnB93gAo7F72oGqm4SPBY
Fiquem bém, meus amiguinhos!
-
HTTPS-443