SóProvas


ID
194026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Algumas alterações genéticas modificam a morfologia e,
consequentemente, a fisiologia do organismo. Com relação às
alterações anatomofisiopatológicas da audição e da fonação,
julgue os próximos itens.

A sequência de Moebius é uma manifestação isolada que pode acompanhar síndromes de etiologias distintas. Essa alteração tem como característica principal a paralisia completa ou parcial do VI e VII pares cranianos, resultando em paralisia uni ou bilateral. As alterações funcionais a ela relacionadas incluem: inabilidade ou dificuldade para sugar, dificuldade na deglutição, diminuição ou ausência dos movimentos mastigatórios e fala disártrica.

Alternativas
Comentários
  • "Outros pares cranianos também podem estar comprometidos (III, IV, V, IX, X e XII) e anomalias tais como micrognatia, defeitos de membros, tórax, deficiência mental, malformações cardíacas e do trato urinário também podem ser observados" - http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n1/18.pdf

    Lembrando:

    - o VI par (abduscente) é responsável juntamente com o III par (Nervo Óculomotor) e o IV par (Nervo Troclear) pela inervação dos músculos extrínsecos do Olho, e particularmente o Músculo Reto Lateral.

    - o VII par (facial) possui principalmente fibras aferentes para os Músculos Mímicos, Músculo Estilo-Hióideo, e ventre posterior do Músculo Digástrico; Fibras eferentes responsáveis pela inervação pré-ganglionar das glândulas lacrimal, submandibular e sublingual; e fibras aferentes que recebem impulsos gustativos provenientes dos 2/3 anteriores da língua.

  • A Sequência de Möbius (SM) foi inicialmente descrita por Von Graefe em 1888. Caracteriza-se por apresentar paralisia do VI e VII pares cranianos, determinando a ausência de expressão facial acompanhada de estrabismo ocular convergente.. Entretanto, podem ocorrer paralisias ocasionadas por outros pares cranianos dificultando ou impossibilitando a mobilidade de língua e palato mole, com dificuldades na produção dos fonemas e/ou excesso de nasalização na emissão dos mesmos.