SóProvas


ID
1940407
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A dinâmica interna da população brasileira acelerou-se após a Segunda Guerra Mundial, no entanto, entre as décadas de 1970 e 1980 houve uma grande mobilidade populacional nesse sentido. Assim sendo, com base no período envolvido, assinale a opção correta em relação aos principais fluxos migratórios internos no país.

Alternativas
Comentários
  • A) Em vista da concentração da propriedade da terra na Região Sul e no Estado de São Paulo, gaúchos, catarinenses, paranaenses e paulistas migraram em direção às regiões Centro-Oeste e Norte.

  • Pós-Segunda Guerra Mundial:

    Concentração industrial: nordestinos em direção ao Sudeste e Sul, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esse movimento foi muito intenso, principalmente entre as décadas de 1960 e 1980. Os nordestinos constituíram a principal mão de obra para a construção civil e para os setores industriais que empregavam trabalhadores com menor qualificação.

    Década de 1960:

    Construção de Brasília: nordestinos em direção ao Brasil Central. 

    Formação da Zona Franca de Manaus e extrativismo mineral: nordestinos em direção à Amazônia. Projetos de colonização do Estado: nordestinos e agricultores sulistas em direção à Amazônia. Os governos militares incentivaram a colonização da região amazônica, tendo como fundamento a ocupação e proteção dos extremos do país. Nesse processo, iniciaram os conflitos fundiários que persistem até os dias atuais, envolvendo os povos da floresta, garimpeiros, fazendeiros e grandes corporações ligadas à extração de madeira e minérios.

    Décadas de 1970 e 1980 – Fronteiras agropecuárias: fazendeiros da região Sul em direção ao Brasil Central. O Centro-Oeste tornou-se o novo celeiro agrícola do país, destacando-se a pecuária e a produção de grãos. A especulação agrícola supervalorizou as terras da região, provocando êxodo rural e pressionando as áreas de Cerrado.

    Década de 1990 – Fronteiras agropecuárias: expansão das fronteiras do Brasil Central em direção à Amazônia. Com o crescimento do agronegócio, principalmente a soja, as monoculturas avançaram em direção à Região Norte, alcançando até mesmo o estado do Amapá.

    Década de 2000 – Motivações socioeconômicas: migrações de retorno, principalmente de nordestinos. Apesar de o Sudeste continuar exercendo atração para a população de outras regiões, a precariedade nas condições de vida dos centros urbanos e a falta de oportunidades fizeram com que muitos imigrantes voltassem para os seus estados de origem, procurando evitar que mais uma geração fosse entregue à marginalidade e aos subempregos

    Gab: A

  • Acertei por eliminação, mesmo não tendo lido nada a respeito disso da LETRA A.

    B = Lhufas

    C = Bem antes, basta lembrar da seringueira

    D = Nordeste e não qualificados

    E = Decadência da zona franca é lhufas

    GABARITO A