- 
                                Importante lembrar da parte final do livro Os Sertões de Euclides da Cunha publicado em 1902. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia.   "Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados." 
- 
                                Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, nonordeste do Brasil.   https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos   
- 
                                A-CABANAGEM--Pará B-CAMPANHA CIVILISTA-SP/MG C-CONTESTADO-SC E RS D-CANUDOS-BA E-FARROUPILHA-RS 
- 
                                A-CABANAGEM- 1835-1845 - Cabana, índio, população ribeirinha, Pará. Foi durante o ímperio, populares + elite.
 B-CAMPANHA CIVILISTA - 1910, primeiras eleições presidenciais aonde realmente teve uma "corrida" eleitoral. Primeiro "rombimento" do café com leite.
 C-CONTESTADO-SC E RS - 1912-1916, Contestado pq era uma região aonde as terras eram contestadas, devido a doação do governo BR à Southern Brazil Lumber & Colonization Company, além das desapropriações para Brazil Railway Company (15 km para cada lado da ferrovia) . Messianico, Popular
 D-CANUDOS-BA - 1896-1897 - Popular, messianico. Mas o Padre Cícero era um coronel daqueles! (SABINADA também foi na Bahia, porém no império).
 E-FARROUPILHA-RS - 1835-1845 - Casa das 7 mulheres, RS. Liderada pela elite.
 
- 
                                A - A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil), recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos.   B - A Campanha Civilista teve destaque por dar início à primeira corrida presidencial verdadeiramente disputada, durante a República Oligárquica. Unidas, as oligarquias paulista e mineira estavam acostumadas a liderar com folga o resultado das eleições presidenciais. Desta vez, os interesses se dividiram e a campanha eleitoral foi relativamente equilibrada.   C - A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.   D - Guerra de Canudos: - Período: de novembro de 1896 a outubro de 1897. - Local: interior do sertão da Bahia - Envolvidos: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.   E - Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.    
- 
                                Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil. 
- 
                                A Guerra de Canudos (1896-1897) foi combatida no período do mandato do presidente Prudente de Morais — Primeiro Presidente Civil e este período marca o início da República Oligárquica!