SóProvas


ID
1941259
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São características do modelo político do período da Ditadura no Brasil, exceto:

Alternativas
Comentários
  •  

    B) O movimento Tenentista, levando as camadas médias a se identificarem com os tenentes, uma vez que estes almejavam uma efetiva participação política.      OBS. Os politicos foram os generais. (1964 a 1985), Castello Branco, Costa e Silva, Emílio Médici, Geisel e Figueiredo.

  • O movimento Tenentista remete à 1920, com Os 18 do Forte. Aqui, neste movimento, se forma a Coluna Prestes (Luís Carlos Prestes, Veja o filme Olga). E os mesmos apoiam Getúlio em 1929. (Exceto Prestes que vai virar comunista, e depois vai ser preso por 9 anos "sem motivos", e só depois vai apoiar a permanencia de Getúlio no poder em 1945).

  • Principais características da ditadura militar no Brasil:

     

     

    - Cassação de direitos políticos de opositores;

     

    - Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;

     

    - Censura aos meios de comunicação;

     

    - Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);

     

    - Aproximação dos Estados Unidos;

     

    - Controle dos sindicatos;

     

    - Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada);

     

    - Enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar;

     

    - Uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime;

     

    - “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.

     

    - poderes excepcionais para o executivo, ao mesmo tempo em que subtraia a autonomia do legislativo e intervinha nos julgamentos do poder judiciário.

     

    - centralização do poder político.

     

    O tenentismo - neste período surge o primeiro movimento político e militar que marcará presença no cenário político nacional e influenciará os rumos das decisões governamentais. Liderado pela jovem oficialidade do Exército, (os tenentes, e em menor número os capitães), o tenentismo surge como movimento de insatisfação da oficialidade militar diante dos problemas políticos, sociais e econômicos do país. 

    As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. O movimento tenenista foi portador de uma ideologia própria, bastante influente no meio militar, que propunha a ascensão dos militares ao poder na crença de que os civis eram incapazes de governar e solucionar os problemas do país. Ocorreu durante a República Velha.

     

    Resposta: B

  • O movimento tenentista ocorreu durante a República da Espada.

    PM/BA 2020