SóProvas


ID
1944784
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo Oshima e Conceição, em Conceição et al. (2007), assinale a opção correta em relação ao amálgama de prata.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado.

    Em 1963, Innes e Youdelis adicionaram partículas da liga eutética de prata-cobre às partículas convencionais com o objetivo de eliminar a fase gama 2 ( que é mais deletéria para a longevidade clínica do material)

    B) Errado.

    Nas ligas de forma de partículas irregulares ou usinadas, o lingote resultante da fusão dos vários componentes da liga é usinado em um torno para obtenção do pó.

    Nas partículas esféricas, os componentes são liquefeitos e submetidos a um jateamento de gás inerte sob alta pressão (atomização), onde as partículas da liga adquirem um formato esférico, o qual é preservado após o resfriamento.

    C) Errado.

    As ligas com zinco são aquelas que apresentam uma quantidade maior que 0,01% de zinco em peso.

    Esse tipo de liga requer cuidado durante sua manipulação, pois o contato do material com a umidade presente no meio oral favorece ao fenômeno conhecido de Expansão Tardia, que é o aumento volumétrico da restauração pela liberação de hidrogênio decorrente da reação da água com o zinco.

    As ligas sem zinco apresentam quantidade igual ou menor que 0,01% em peso.

    D) Errado.

    As restaurações de amálgama de prata sofrem um processo de corrosão no meio bucal, que pode ser em maior ou menor intensidade, dependendo do conteúdo de COBRE presente nas ligas. As ligas com baixo teor de cobre tem o processo de corrosão de maior intensidade na interface dente - restauração, comparadas às ligas de alto conteúdo de cobre que tem o processo mais lento e de menor intensidade.