SóProvas


ID
1946665
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. Sobre os principais desinfetantes químicos utilizados em artigos odontológicos podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Hipoclorito de sódio a 1% não é esporicida

  • ATIVIDADE ANTIMICROBIANA:

    Pode ser utilizado como desinfetante de baixo a alto nível, quanto maior a concentração e ou tempo de exposição maior o espectro de ação.Tem amplo espectro de ação, chegando a ter ação sobre esporos de B.subtillis .Atua a concentraçãoes baixas como 25 ppm para microrganismos mais sensiveis. Mais usualmente utilizado em concentração de 1000 ppm[38] .

    Atualmente é o desinfetante mais utilizado devido sua ação rápida, baixo custo e espectro de ação [38]. Os compostos liberadores de cloro são muito ativos para bactérias na forma vegetativa gram-positivas e gram-negativas, ativos para micobactérias, esporos bacterianos, fungos, vírus lipofílicos e hidrofílicos. Quanto maior a concentração e ou o tempo maior o espectro de ação,podendo ser utilizado como desinfetante de baixo e alto nível.

    A forma ativa é o ácido hipocloroso (HOCL), que é formado em soluções com pH de 5 a 8. Os íons hipocloritos (OCL-), que predominam nas soluções alcalinas fortes, constituem a forma menos ativa.

    A eficácia do cloro decresce com o aumento do pH e vice-versa, paralelamente á concentração da forma não dissociada do ácido hipocloroso.

  • Hipoclorito de sódio 1%: descontaminação de superfície;

    rápida ação bactericida;

    esporicida apenas em altas concentrações (5,25%)

  • Hipoclorito de Sódio 1% tem espectro de ação Bactericida, fungicida, viruscida e esporocida.

    Ácido Peracético 0,001 a 0,2% efetivo na presença de matéria orgânica.

    Álcool 70% apresenta médio nível de desinfecção.

    Glutaraldeído 2% tem espectro bactericida, fungicida, viruscida, micobactericida e esporocida.

    Fonte: Manual da ANVISA. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos. Página 79