O que torna uma senha forte (ou fraca)?
Uma senha forte:
Tem pelo menos oito caracteres.
Não contém seu nome de usuário, seu nome real ou o nome da empresa.
Não contém uma palavra completa.
É bastante diferente das senhas anteriores.
Contém caracteres de cada uma destas quatro categorias:
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/tips-for-creating-a-strong-password
Uma senha boa, bem elaborada, é aquela que é difícil de ser descoberta (forte) e fácil de ser lembrada. Não convém que você crie uma senha forte se, quando for usá-la, não conseguir recordá-la. Também não convém que você crie uma senha fácil de ser lembrada se ela puder ser facilmente descoberta por um atacante.
Alguns elementos que você não deve usar na elaboração de suas senhas são:
Qualquer tipo de dado pessoal: evite nomes, sobrenomes, contas de usuário, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas1 (estes dados podem ser facilmente obtidos e usados por pessoas que queiram tentar se autenticar como você).
Sequências de teclado: evite senhas associadas à proximidade entre os caracteres no teclado, como "1qaz2wsx" e "QwerTAsdfG", pois são bastante conhecidas e podem ser facilmente observadas ao serem digitadas.
Palavras que façam parte de listas: evite palavras presentes em listas publicamente conhecidas, como nomes de músicas, times de futebol, personagens de filmes, dicionários de diferentes idiomas, etc. Existem programas que tentam descobrir senhas combinando e testando estas palavras e que, portanto, não devem ser usadas (mais detalhes na Seção 3.5 do Capítulo Ataques na Internet).
Alguns elementos que você deve usar na elaboração de suas senhas são:
Números aleatórios: quanto mais ao acaso forem os números usados melhor, principalmente em sistemas que aceitem exclusivamente caracteres numéricos.
Grande quantidade de caracteres: quanto mais longa for a senha mais difícil será descobri-la. Apesar de senhas longas parecerem, a princípio, difíceis de serem digitadas, com o uso frequente elas acabam sendo digitadas facilmente.
Diferentes tipos de caracteres: quanto mais "bagunçada" for a senha mais difícil será descobri-la. Procure misturar caracteres, como números, sinais de pontuação e letras maiúsculas e minúsculas. O uso de sinais de pontuação pode dificultar bastante que a senha seja descoberta, sem necessariamente torná-la difícil de ser lembrada.
http://cartilha.cert.br/senhas/
Os serviços online utilizam de mecanismos de autenticação que procuram evitar o acesso de pessoas não autorizadas ao conteúdo.
As senhas pessoais são a forma mais popular de proteção do acesso à uma conta.
Uma senha que possua os primeiros caracteres de frase significativa para o usuário, inserindo símbolos entre eles, é sem dúvida, a mais segura entre as opções nas alternativas.
Por exemplo: O céu azul ficou nublado. --> senha: O!c@a#f$n9
O nome do sistema operacional (Windows, Linux, Android) ou da máquina que está sendo usada (Samsung, Dell, AOC), a identificação do usuário embaralhada (João - ãoJo), números constantes (telefone, cartão de crédito e documentos pessoais), ou as letras seguidas do teclado padrão (assim como 123456), são exemplos de senhas frágeis e pouco seguras.
Gabarito: Letra E.