SóProvas


ID
1948093
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

     O primeiro conflito social/espacial da cidade de Brasília aparece com a necessidade de abrigar os pioneiros que construíram a cidade – os “candangos” –, para os quais não havia lugar no plano urbanístico de Brasília. As  cidades-satélites, que não estavam incluídas, inicialmente, nas premissas do Plano Piloto, foram, posteriormente, acrescentadas e serviram de acomodação para  candangos – pioneiros/operários – de Brasília. O governo inaugurou a primeira delas quase dois anos antes da própria capital e fundou outras três em fins de 1961.

PAVIANI, Aldo. Brasília – gestão urbana: conflitos e cidadania.  Brasília: Universidade de Brasília, 1999, com adaptações.

Em relação à organização do espaço geográfico do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C).

    A Constituição de 1988, em seu artigo 32, veda expressamente a divisão
    do Distrito Federal em municípios. No Distrito Federal, são chamados de cidades
    os diversos núcleos urbanos sedes das regiões administrativas. Alguns destes
    núcleos são mais antigos do que a própria Brasília, como Planaltina, que era
    município de Goiás antes de ser incorporado ao Distrito Federal, e Brazlândia,

     

    Estratégia Concursos.
     

  • A) ERRADO. Desde a criação de Brasília, o governo já previa a criação de cidades-satélites para a acomodação da população excedente. No entanto, isso era previsto para um futuro distante, o que não ocorreu.

    B) ERRADO. Planaltina e Brazlândia já existiam antes da inauguração de Brasília. Faziam parte de Goiás e foram incorporados ao DF. Taguatinga, inaugurada em 1958, é a mais antiga, se considerarmos que a cidade foi construída para o propósito de cidade-satélite.

    C) CORRETO

    D) ERRADO. Das citadas, apenas Asa Norte e Asa Sul integram o Plano Piloto. Cruzeiro e Sudoeste já fizeram parte, mas foram desmembrados.

     E) ERRADO. O motivo era justamente esse: abrigar os trabalhadores envolvidos na construção. Um nítido ato de segregação social.

    Corrijam-me se eu estiver errado.

    Bons estudos!

  • O Plano Piloto região administrativa é formada basicamente por parte da área tombada de Brasília (conhecida como Plano Piloto de Brasília) e pelo Parque Nacional de Brasília. É dividida em diferentes setores, como as Asas Sul e Norte, Setor Militar Urbano (SMU), Noroeste, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Granja do Torto, Vila Planalto e Vila Telebrasília.

  • Segundo o professor Israel Batista 

    a) as cidades satélites não estavam previstas no projeto original da construção de Brasilia, que deveria crescer gradativamente e só depois de atingir certo numero previsto de habitantes seriam criadas às satelites, mas o grande numero de imigrantes em busca de emprego e condiçoes melhores de vida fez com que surgisseml assentamentos (feitos de lona) Lonalandia, atual candangolandia, foi a primeira, porque não havia espaço para esses imigrantes no plano piloto. 

    b) com a chegada de muitos imigrantes e a impossibilidade de abriga-los no plano piloto foi que se criou o Nucleo Bandeirante (cidade livre - porque todos podiam nela morar) e depois, dois anos antes da inauguração de Brasilia foi criada também a satelite de Taguatinga, para retirar os que se instalaram em barracas de lona na candangolandia. 

    c) item correto - Planaltina, Brazlandia e também Sobradinho, já existiam na região antes da construção da capital federal. 

    d) plano piloto ingloba asa sul, asa norte, SIG, setor militar urbano, sudoeste, noroeste 

    e) as satélites abrigaram os que vieram à capital interessados nos trabalhos diretos e indiretos decorrentes da construção da capital. 

    Bons estudos a todos nós!

     

  • GABARITO
    C) Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.

  • Brasília é Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Eixo Monumental, Vila Planalto, Setor Militar Urbano, Setor de Indústrias Gráficas, Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte e Granja do Torto.

  • Taguatinga e Núcleo Bandeirante são as mais antigas cidades-satélites construídas no Distrito Federal.

  • - Planaltina: MAIS ANTIGA E OCUPA QUASE ¼ DO DF (mas fora incoporada). 

    - Brazlândia: Foi fundada em 5 de julho de 1933. Antes da transferência da capital para o Planalto Central.

    As primeiras cidades construídas no DF foram Taguatinga, Gama e Sobradinho.

     

    A C não está 100% certa também, visto que Brazlândia não era cidade, era DISTRITO!

     

     

     

  • segundo professor REGINALDO VERAS.

    AS PRIMEIRAS CIDADES FORAM: TAGUATINGA , NUCLEO BANDEIRANTE E CEILÂNDIA.

  • Antes de a Capital Brasília ser construída nos anos 60 já havia 2 cidades:

    Planaltina  (1859)

    Brazlandia (1933) , era Distrito

    Cronologia

    Brazlândia, após a inauguração de Brasília nos anos 60,  transformou-se em cidade-satélite à pedido dos pioneiros.(1960)

    Candangolândia- Lonalândia (1956)

    Núcleo Bandeirante- Cidade Livre (1956)

    Primeiras cidades-satélites foram:

    Taguatinga (1958)

    Gama e Sobradinho (1960)

    Ceilândia (1971)

     

    Fonte: site Wbrasilia.com

               site Wikipédia

  • Pessoal, considerem apenas o comentário da Thaís Nóbrega Lemos. Está corretíssimo o comentário dela.


    Vanessa BSB e os demais colegas estudantes: para começar, Brasília é apenas a capital da RFB.

    O nome da RA 1 - Região Administrativa número 1 é "Plano Piloto", que é constituída por Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Vila Planalto, Vila Telebrasília, o Setor Militar Urbano (SMU), o Setor de Indústria Gráfica (SIG), a Granja do Torto e o Parque Nacional.

    Por quê o Sudoeste não faz parte da RA 1? Porque já é uma "cidade-satélite" (cunho errôneo, o certo é região administrativa) bem desenvolvida, enquanto o Noroeste é recente e faz parte da RA 1.

    O Eixo Monumental é uma via de ligação, não é considerada uma região!

  • LETRAS A e B

    Durante os primeiros anos, a Novacap, companhia responsável pela construção de Brasília, estruturou uma cidade provisória, que serviu de base comercial e populacional, mas deveria deixar de existir após a inauguração. Trata-se do Núcleo Bandeirante. A Novacap doava lotes, e as atividades se desenvolviam ali naturalmente. No local se concentraram os hotéis, bancos e comércio.

    Contudo, após extenso adensamento, a Novacap parou de ceder terrenos, o que levou à favelização da região próxima ao Núcleo Bandeirante e obrigou a Novacap a inaugurar a primeira cidade-satélite, Taguatinga, antes mesmo de Brasília. A ideia inicial é que as cidades-satélites servissem de suporte ao abastecimento de Brasília com mercadorias ali produzidas, não ocorrendo o deslocamento de pessoas para trabalharem no Plano Piloto (Tamanini, 2003, v.1, pp. 243-4). A essa altura, o Núcleo Bandeirante, localizado dentro da Bacia do Paranoá próximo à extremidade sul, não era mais uma cidade provisória e foi reconhecida também como cidade-satélite por meio da Lei no 4.020/61(Tamanini, 2003). Fonte: http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_13_Bras%C3%ADlia_uma_cidade_centen%C3%A1ria.pdf

    LETRA D:

    A RA Plano Piloto é composta pela Asa Norte, Asa Sul, Estação Rodoviária, Setores de Oficinas, Armazenagem e Abastecimento, Indústrias Gráficas, Embaixadas Norte e Sul, Militar Urbano, Clubes, entre outros. Inclui ainda Parque Sarah Kubitscheck (Parque da Cidade); Área de Camping; Eixo Monumental; Esplanada dos Ministérios; as Vilas: Planalto, Telebrasília e Weslian Roriz e o Setor Noroeste.

    A partir de 1994, o Cruzeiro, o Lago Sul e o Lago Norte, então pertencentes a Brasília, tornaram-se regiões administrativas independentes.

    Fonte: http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/PDAD-Plano-Piloto.pdf

  • Quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    .

    Porém, antes de Taguatinga, já existia o pioneiro acampamento de trabalhadores da Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. E, antes mesmo de se iniciar a construção de Brasília, duas cidades já existiam na área em que foi instituído o Distrito Federal: Planaltina e Brazlândia.

  • Sei que temos que saber sobre a história de Brasília, só que infelizmente acho isso desnecessário para ser cobrado em um concurso público, já que de fato não vamos trabalhar com isso. É aquela história que todos estão cansados de saber informações desnecessárias mais precisas.

    Seja como for, vamos que vamos. #Pracimadeles. Sou Brasileira e NÃO DESISTO.

  • a) As cidades-satélites constituíram-se, originalmente, em núcleos populacionais onde os candangos se abrigavam. ITEM INCORRETO.

    b) As duas cidades em questão são Planaltina e Brazlândia. Para sermos mais exatos, porém, Brazlândia era um distrito e Planaltina uma cidade. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) O Plano Piloto engloba apenas as Asas Sul e Norte. Candangolândia e Guará são Regiões Administrativas com existência própria. ITEM INCORRETO.

    e) As primeiras regiões administrativas tinham existência anterior ao Distrito Federal, apenas mudaram de status, já que passaram da situação de municípios para regiões administrativas. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • Letra c.

    c) Certa. Planaltina e Brazlândia já existiam antes da fundação de Brasília e foram incorporadas ao Distrito Federal como meio de abrigar a população de trabalhadores na construção da capital.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Gabarito: letra c

    A Região Administrativa de Planaltina (RA VI) foi criada em 19 de agosto de 1859 pela Lei no 03 da Assembleia Provincial de Goiás. Criou-se, então, o Distrito de Mestre D’armas, que nos termos da lei pertencia ao município de Formosa. Mais tarde, esta passou a ser a data oficial da fundação da cidade, conforme o disposto no artigo 2o do Decreto “N” no 571, de 19 de janeiro de 1967.

    A história da cidade, porém, começou bem antes, logo após a passagem da Comissão Cruls que esteve na região para estudar onde seria a futura capital do Brasil. O então Presidente da República Epitácio Pessoa baixou o decreto no 4494, em 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental. No dia 7 de setembro de 1922, a pedra foi lançada exatamente onde pretendia-se construir a futura capital do Brasil.

    Planaltina, distante 38,5 quilômetros do Plano Piloto, é a mais antiga das regiões administrativas do Distrito Federal. Conserva, em suas ruas estreitas, centenários casarões. O local, na época chamado de Vila Mestre D'Armas, devido a um armeiro que morou na região.

    A partir do dia 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília como capital do Brasil, Planaltina teve seu território desmembrado em duas partes. A antiga sede do município goiano estava localizada na parte que ficou dentro da extensão do Distrito Federal, e foi ajuntada à estrutura administrativa que se implantou, na categoria de região administrativa do Distrito Federal. A outra parte do município, que ficou fora do quadrilátero do Distrito Federal, continuou a pertencer ao estado de Goiás e sua nova sede recebeu também o nome de Planaltina, popularmente conhecida como Brasilinha.

    ___

    Brazlândia foi fundada em 5 de julho de 1933. Antes da transferência da capital para o Planalto Central, Brazlândia era um povoado que integrava a área rural do município goiano de Luziânia. A origem do nome da cidade está associada à localização do povoado, próximo à fazenda da família Braz, às margens da antiga rodovia Goiânia-Planaltina.

  • Estou sentindo falta de comentários do professor.

  • Minha contribuição.

    Cidades que já existiam antes da construção de Brasília:

    ~>Planaltina

    ~>Brazlândia

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Antes de a Capital Brasília ser construída nos anos 60 já havia 2 cidades:

    Planaltina (1859)

    Brazlândia (1933) , era Distrito

    Cronologia

    Brazlândia, após a inauguração de Brasília nos anos 60,  transformou-se em cidade-satélite à pedido dos pioneiros.(1960)

    Candangolândia- Lonalândia (1956)

    Núcleo Bandeirante- Cidade Livre (1956)

    Primeiras cidades-satélites foram:

    Taguatinga (1958)

    Gama e Sobradinho (1960)

    Ceilândia (1971)

     

    Fonte: site Wbrasilia.com

            site Wikipédia

  • A atenção no comando da questão, pois quem foi ler o texto base da questão e não se atentou para o comando da mesma pode ter caído em uma pegadinha.

  • Gabarito: letra c.

    a) Errada, as atividades não eram exclusivamente agropecuárias e as cidades-satélites inicialmente tinham o intuito de servirem como moradias para os imigrantes que direta e indiretamente trabalhassem na construção da capital. A expansão só era prevista para o futuro, mas acabou ocorrendo de forma prematura e não planejada.

    b) Errada, a primeira cidade-satélite oficialmente reconhecida de Brasília foi Taguatinga (1958). Depois, Gama e Sobradinho (1960) e Ceilândia (1971).

    c) Certa. Planaltina e Brazlândia já existiam antes da construção da capital.

    d) Errada. A RA do Plano Piloto engloba Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Clubes, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de Áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

    e) Errada. As cidades-satélites foram construídas para abrigar os imigrantes, sejam eles envolvidos direta ou indiretamente na construção da capital federal.

    Questão comentada pelo Prof.  Rafael Valle

     

  •  O plano piloto abrange áreas das regiões administrativas do , do  e da .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia

  • GAB. C

    Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.

  • Planaltina-DF, cidade que ainda mantem suas características históricas... Aos que virão ao DF, se quiserem uma cidade pacata e com pouca escolha de diversão, aqui é o local ideal para encontrar isso!