SóProvas


ID
1948900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), os expedientes oficiais que seguem o padrão ofício

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

            As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

            Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.

  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Questão tendenciosa, CUIDADO! O Manual de Redação Oficial da Presidência da República pede que seja EVITADO o uso de jargões, subentende-se, então, que em situações específicas possam ser usados. Assim, a alternativa C, embora muito vaga (que situações específicas?), estaria correta. O fato é que as outras alternativas trazem erros concretos, vejam:

    ---------------------------------------------------------
    A) ERRADO. Manter a clareza é evitar enunciados ambíguos, ou seja, com duplo sentido, incoerentes ou com palavras raras (de difícil compreensão). Determinar palavras como inúteis e trechos como dispensáveis é uma análise mito pessoal.

    ---------------------------------------------------------
    B) ERRADO. Para que o leitor compreenda de imediato, o texto deve ter clareza.

    ---------------------------------------------------------
    D) ERRADO. As regras estabelecidas pelo manual vão além do emprego adequado das formas e das expressões de tratamento e ao uso da norma padrão da língua.

    ---------------------------------------------------------
    E) ERRADO. Os expedientes oficiais não devem tratar de questões pessoais referentes aos interlocutores.

    ---------------------------------------------------------
    GABARITO: C

     

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pcpe-prova-de-portugues-comentada-recurso/

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Gabarito: C.

     

    A)Errado. É característica da concisão, "[...] Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. [...] O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. [...]".

     

    B)Errado. Aqui se refere a um texto claro. "[...] Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. [...]".

     

    C)Gabarito. O jargão técnico, segundo o manual da presidência, deve ser usado somente em situações que exijam, por isso achei correto o emprego, pela banca, do termo "situações específicas" sem a necessidade de enumera-las, e para finalizar o comentário deste item vamos ler um trecho do manual "[...] A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos. [...]".

     

    D)Errado. Não se restringe somente ao conteúdo mencionado no item, o manual tem diversas outras regras que devem ser seguidas, como clareza, concisão, impessoalidade...

     

    E)Errado. "[...]o caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal. Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.[...]".

     

    Suporte usado para o comentário: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

     

    Bons estudos!

  • A e B estão erradas porque inverteram os conceitos de clareza e concisão. D não se restringe somente a isso e E não tem nada de questão pessoal. Por eliminação, C.

  • Errei por não ler a questão toda. 

     

  • gab C 

    Deus é fiel.

  • um abraço pra quem leu só "jargão" e já foi eliminando, ctz que vc nunca mais faz isso.

  • Organizando o comentário do colega:

     

    A) Manter a clareza é evitar enunciados ambíguos, ou seja, com duplo sentido, incoerentes ou com palavras de difícil compreensão. Determinar palavras como inúteis e trechos como dispensáveis é uma análise muito pessoal.

     

    B) Para que o leitor compreenda de imediato, o texto deve ter clareza.

     

    D) As regras estabelecidas pelo manual vão além do emprego adequado das formas e das expressões de tratamento e ao uso da norma padrão da língua.

     

    E) Os expedientes oficiais não devem tratar de questões pessoais referentes aos interlocutores.

  • Eu li a questão toda e errei pq o CESPE não se decide. A questão apesar de correta está INCOMPLETA, visto que quando for necessário o uso de jargões técnicos estes devem ser explicados a fim de possibilitar o entendimento pelos cidadãos.

    Agora a pouco errei uma questão que foi considerada errada por estar incompleta.

    Agora, errei essa que está certa porém incompleta.

    Só não desisto pq o salário é alto!!!!

    #DesculpeOdesabafo

  • Lembrando que o Manual de Redação da Presidência da República foi modificado pelo Decreto 9.758/19 e atualmente todos os documentos seguem o padrão ofício.

  • Tinha aprendido que jargões nunca devem ser utilizados...fazer o q? Que eu saiba, jargão é uma coisa, linguagem técnica, outra.

  • Mas a Redação Oficial da Presidência da República não fala sobre jargão técnico. Até fala que jargão burocrático deve ser evitado.

  • O jargão técnico, segundo o manual da presidência, deve ser usado somente em situações que exijam o termo em "situações específicas"

    [...] A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, tendo que evitar o seu uso indiscriminado.

    MRPR

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às regras para elaboração de expedientes oficiais que seguem o padrão ofício.


    a) De acordo com o Manual de Redação, o texto que evitar palavras inúteis, eliminar as redundâncias e suprimir trechos que nada acrescentem ao entendimento do assunto abordado está respeitando o atributo da concisão. Portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) Conforme explica o Manual de Redação, o atributo que tem como objetivo que o leitor consiga, de imediato, apreender o conteúdo do texto é o da clareza. Sendo assim, inferimos que esta alternativa está incorreta.
    c) Com base no atributo da formalidade e padronização, o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada. Assim, quando o Manual de Redação utiliza a expressão "deve ser evitado", inferimos que o uso do jargão não é proibido, mas apenas deve ser usado com cautela. Dessa forma, esta alternativa está correta.
    d) O Manual de Redação da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Sendo assim, identificamos que a redação oficial não se limita apenas aos dois mencionados nesta alternativa e, portanto, ela está incorreta.
    e)  De acordo com o que determina o atributo da impessoalidade, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Nesse sentido, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Assim, os expedientes oficiais que seguem o padrão ofício não devem abordar questões pessoais e, portanto, esta alternativa está incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra C.