SóProvas


ID
1949788
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentro de rede de computadores, o modelo de implantação de QoS, com alto índice de granularidade, que trabalha com fluxos ou reservas individuais e que também é usado para garantir transmissões de sons e imagens sem interrupção é o:

Alternativas
Comentários
  • IntServ

     

    Em redes de computadores, o IntServ ou serviços integrados é um modelo que visa garantir a qualidade de serviço (QoS) em redes. IntServ pode por exemplo ser utilizado para possibilitar a transmissão de vídeo e som sem interrupções.

     

    É um sistema de grande granularidade, muitas vezes contrastado com os serviços diferenciados, um modelo de pouca granularidade.

     

    Basicamente, a idéia por detrás do IntServ é que qualquer router no sistema suporte IntServ, e que qualquer aplicação que exija um determinado nível de garantias seja responsável por fazer reservas individuais. A "Especificação do fluxo" (Flow Specs) descreve em que consistem as reservas, enquanto que "RSVP" é o mecanismo responsável por fazê-las.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/IntServ

  • Gabarito B

    Diffserv

    DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet.

    O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. Isto implica em uma negociação para todos os pacotes de, por exemplo, um ISP ou uma universidade. Os acordos resultantes destas negociações são designados de "acordos de nível de serviço" (Service Level Agreements), e envolvem geralmente um valor por parte das operadoras de telecomunicações. Estes acordos especificam que classes de tráfego serão servidas, que garantias são necessárias para cada classe, e qual o volume de dados para cada classe.

    Uma "nuvem DiffServ" é um grupo de routers DiffServ. Para os pacotes entrarem numa nuvem DiffServ terão que ser previamente classificados pelo emissor. O emissor preenche o campo de "tipo de serviço" (TOS, de Type of Service, posteriormente designado de DiffServ Code Point ou DSCP) no cabeçalho IP consoante a classe dos dados; as melhores classes são identificadas com os números menores (a escala varia de 0 a 15, contudo deve-se evitar o uso do 0).

    Assim que o pacote entra na nuvem DiffServ, as políticas são aplicadas pelo receptor. Se o tráfego ultrapassar o estabelecido no service level agreement, podem ser cobradas taxas ao emissor, consoante os detalhes do contrato. Dentro da nuvem, basta a cada um dos routers dar prioridade máxima aos pacotes com o menor valor no campo Type Of Service, o que é simples de implementar. Pode estabelecer-se também uma política que descarte (drop) os pacotes com base na frequência de drop caso o router se encontre sem espaço no buffer.

     

    Intserver

    Em redes de computadores, o IntServ ou serviços integrados é um modelo que visa garantir a qualidade de serviço (QoS) em redes. IntServ pode por exemplo ser utilizado para possibilitar a transmissão de vídeo e som sem interrupções.

    É um sistema de grande granularidade, muitas vezes contrastado com os serviços diferenciados, um modelo de pouca granularidade.

    Basicamente, a idéia por detrás do IntServ é que qualquer router no sistema suporte IntServ, e que qualquer aplicação que exija um determinado nível de garantias seja responsável por fazer reservas individuais. A "Especificação do fluxo" (Flow Specs) descreve em que consistem as reservas, enquanto que "RSVP" é o mecanismo responsável por fazê-las.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Palavra chave

    IntServ: QoS baseado em FLUXO (foi o que a questão mencionou... letra B)

    DiffServ: QoS baseado em CLASSES de Serviço.