-
Os fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para um método de identificação a ser considerado são:
Unicidade: também chamado de individualidade, ou seja, que determinados elementos sejam especificos daquele indivíduo e diferente dos demais.
imutabiidade: são características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo.
Perenidade: Consiste na capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem durante toda a vida, e até após a morte, como exemplo o esqueleto
Praticabilidade: Um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.
Classificabilidade: Este requisito é muito importante, pois é necessário certa metodologia no arquivamento, assim como rapidez e facilidade na busca dos registros.
Herculano, Alexandre - 2017: CPC Concursos, IGP/RS-ISOLADA , Criminalistica e medicina legal. pág 11.
-
Mariane, a B está errada, pois a alternativa fala:
...assinale a opção que se relaciona corretamente ao requisito praticabilidade:
Sendo assim, a B não se relaciona com esse princípio, mas sim com outros.
-
PRATICALIBIDADE
Fácil de ser obtido e também de ser registrado. É um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.
-
"Os fundamentos biológicos ou técnicos que qualificam e que preenchem as condições para Um método de identificação ser considerado aceitável são:
Unicidade. Também chamado de individualidade/exclusividade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo sob análise.
Imutabilidade. São as características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo. Perenidade. capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo, e que permanecem ao longo da vida, e até após a morte. Exemplo: esqueleto.
Praticabilidade. processo que não seja complexo, seja na obtenção, seja no registro dos caracteres. Classificabilidade. é indispensável o uso da metodologia no arquivamento, bem como rapidez e facilidade na busca dos registros. Dica: Fundamentos biológicos- PIU (lembre-se do som de um pássaro)- Perenidade, Imutabilidade, Unicidade Fundamentos técnicos- PC (lembre-se do PC de um computador)- Praticabilidade, Classificabilidade. FRANÇA, Genival Veloso. Fundamentos de Medicina Legal. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. Cap.14, p. 355-356.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
-
Belíssima explicação de Ramon Souza sobre a alternativa B), matou a questão!
-
GAB: LETRA E.
PRATICABILIDADE: Procedimento praticável no dia-a-dia pericial; a técnica empregada deve ser prática, fácil de ser executada, sem o emprego de grande quantidade de material e possa ser feita em qualquer local.
-
SISTEMA DE VUCETI (DACTILOSCOPIA)
REQUISITOS DE IDENTIFICAÇÃO: (P.I.U.P.C)
Perenidade: Resiste a ação do tempo durante toda a vida
Imutabilidade: Não mudam e não se alteram durante toda a vida
Unicidade: Individual → Específico daquele índividuo
Praticidade: Fácil de fazer
Classificabilidade: Pode ser classificado para arquivamento
-
A)Classificabilidade
B)Unicidade
C)Imutabilidade
D)Perenidade
E)CERTA