-
Gabarito D. Os fenômenos abióticos CONSECUTIVOS são: evaporação tegumentar, resfriamento paulatino do corpo - algor mortis, manchas de hipóstases e livores cadavéricos, e rigidez cadavérica - rigor mortis. Putrefação já é fenômeno transformativo, mas não deixa de sê-lo.
-
alguem sabe pq anulou??
-
Cronotanatognose: Estuda a data aproximada da morte. A cronotanatognose baseia-se num conjunto de fenômenos:
a) fenômenos cadavéricos: resfriamento do corpo, rigidez cadavérica, livores e hipostase, mancha verde abdominal, gases da putrefação, decréscimo de peso.
b) crioscopia do sangue: (-0,55 o C a -0,57 o C)
As lesões produzidas no morto podem ter origem acidental ou intencional. As lesões acidentais são conseqüentes à queda do corpo ao sucumbir, ao arrastamento do cadáver, a ferimentos de arrasto, nos afogados, à depredação por animais necrófagos etc. Os ferimentos intencionais resultam de injeções, de incisões, de esquartejamento criminoso etc.
-
Cespe respondeue que o rigor mortis pode ser precoce ou tardio, portanto não há como afirmar categoricamente que a a rigidez cadavérica sucederá a fase de livores.
-
Justificativa da banca:
Não há opção correta, uma vez que a rigidez pode ocorrer de forma precoce ou tardia. Sendo assim, não é possível afirmar, de forma categórica, que a rigidez cadavérica não possa ocorrer antes dos livores.
-
A maioria das questões dos ultimos dois anos da CESPE em medicina legal estão anuladas , muito ruim isso pra BANCA !