Pessoal, o comando netstat, literalmente estado das conexões de rede, é um dos comandos mais úteis para o troubleshooting de rede. O comando netstat possui diversos parâmetros, o –a (all) resolve todas as conexões, e o –n (numeric) mostra portas e hosts em formato numérico. Sua saída apresentada na questão é formatada nos seguintes termos, primeira coluna protocolo, segunda coluna endereço local, terceira coluna endereço remoto e quarta coluna estado da conexão.
a) Podemos observar que o endereço local está em formato privado. È possível a conexão com a um servidor Http na Internet e o acesso a aplicações HTTP (porta 80), como vemos nas linhas 1 a 3, terceira e quarta colunas. O equívoco da alternativa é que a conexão não é direta, já que os endereços locais são endereços privados, e possivelmente há o uso de algum proxy para a tradução dos endereços para acesso. Errada!
b) O computador aguarda resposta a um pedido de conexão HTTP, como mostra a linha 6 (STATUS SYN_SENT). Errada!
c) A linha 5, conexão remota na porta 25, indica a possibilidade de conexão SMTP. O texto da alternativa C indica que a conexão pode ser estabelecida diretamente a uma porta de um servidor. Realmente é possível, desde que este servidor esteja na mesma rede (10.0.0.0) que o computador cliente. Observem que na linha 5 temos uma conexão SMTP estabelecida entre o computador cliente e um servidor, porém a rede do servidor não é a mesma (é uma rede pública da Internet) do cliente, e possivelmente há o uso de um proxy. Em virtude disso poderíamos ser induzidos a afirmar que a afirmativa esta errada, mas atentem que a afirmação não foi feita no tocante à linha 5. Letra C está Certa!
d) Possivelmente o computador utiliza sim servidor Proxy para efetuar conexões externas via internet. Errada!
e) Os dados da saída do comando netstat não permitem afirmar que não houve bloqueio. Errada!
Gabarito: C