-
Comentários:
Questão com nível de dificuldade apropriado ao cargo de perito, pessoal. Com certeza, alguns colegas marcaram apressadamente a alternativa A. No entanto, se observarmos com cuidado o comando da questão nos pede para apontar a forma de remoção de arquivos que, mesmo com o uso de utilitários de recuperação, torna praticamente impossível a recuperação. Em discos rígidos (não se aplica aos SSD), a forma mais segura é escrever repetidas vezes sobre a área em que se encontrava o dado apagado. Se tiverem dúvidas sobre a razão, é que como comentamos, os sistemas operacionais realizam a deleção, por eficiência e por segurança, apenas logicamente, mesmo com shift+del ou com o apagamento na lixeira. A formatação exclui o dado na tabela de partições, mas ele permanece fisicamente nas trilhas e setores, apenas se houver reescrita em todos em que o dado se encontra haverá o apagamento seguro, de forma similar isso também se aplica ao apagamento da MBR. Comumente, o apagamento seguro é feito com a escrita de 0 (zeros) em todo o disco rígido. Assim, a forma mais segura é gravar novos dados em toda a superfície do HD, várias vezes seguidas. Alternativa mais correta é a letra D.
Gabarito: E
Fonte:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/41900-2/
-
Alguem entrou com recurso quanto a ess questão?
-
Alternativa correta: E.
Quando você dá o comando de apagar um arquivo no Windows ele apenas apaga o registro dessa informação na Master File Table, o arquivo continua intacto no disco (mesmo que você apague da lixeira depois). Estando o arquivo intacto, certos utilitários podem lê-lo do disco e recuperar o arquivo por completo.
Para evitar isso, é preciso sobrescrever dados novamente no disco. Como aquele trecho onde está o arquivo está agora marcado como "livre", novos dados salvos no disco serão escritos naqueles setores, sobrescrevendo os dados do arquivo que ainda estabam lá, efetivamente inutilizando os dados salvos anteriormente lá.
Lembrem-se: quando você aperta "deletar" no computador, aparece uma caixa de diálogo com uma barra de progresso "apagando...". Você pode cancelar essa operação e reaver o arquivo, uma vez que o Windows está apenas mexendo na MFT.
-
Alternativa D. Essa técnica é conhecida como Zero Fill, no qual vários zeros são escritos em todo o disco.
-
GABARITO (D).
Para Impedir a recuperação de arquivos, deve-se gravar novos dados em toda a superfície do HD, várias vezes seguidas.
Beleza, mas com a polícia federal isso não funciona muito bem! kkkkkkk