SóProvas


ID
1952287
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Runtime Application Self-Protection (RASP) é uma tecnologia acoplada a uma aplicação e que pode detectar e prevenir ataques, em tempo real, pela inspeção da pilha de execução de uma aplicação. Além disso, o Web Application Firewall (WAF) é um equipamento que inspeciona o tráfego HTTP em busca de problemas relacionados à requisição e resposta de aplicações web. A respeito das técnicas de defesa utilizadas em aplicações e do respectivo impacto no ciclo de desenvolvimento seguro de software, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)ERRADA: Não se pode dizer que desenvolvedores são incapazes de desenvolver código livre de bugs de segurança pois dentro das vulnerabilidades conhecidas é possível produzir códigos seguros até que novas vulnerabilidades sejam descobertas. Além disto as técnicas RASP e WAF não ajem sobre a superfície de ataque(entradas de dados ou quaisquer outros pontos de acesso ao software acessíveis sem necessidade de privilégios de acesso). RASP atua sobre a pilha de execução onde se presume a necessidade de privilégios para acessá-la e o Firewall de HTTP(WAF) inspeciona pacotes HTTP em trânsito pode até reduzir a superfície de ataques em formulários Web mas seria incapaz de analisar pacotes cifrados vindos de formulários web acessíveis sem privilégios mas cujos pacotes HTTP estejam cifrados em HTTPs.

     

    B)ERRADA: Bugs funcionais ou não funcionais podem não ter nada a ver com bugs de segurança. Aplicações perfeitamente funcionais e não funcionais(funcionando conforme o esperado na especificação das interfaces, validações e regras de negócios) podem, mesmo assim, apresentar falhas de segurança.

     

    C)CORRETA: Observem nestas modestas condições: "...se bem implementada, pode auxiliar na mitigação de ataques..." Ora, qualquer técnica válida nestas condições atingem o objetivo. Como os nomes das técnicas existem e são válidas, então Ok.

     

    D)ERRADA:  Realmente Firewalls WAF podem estar sujeitos a ataques com strings ofuscadas se o padrão de string não for previsto. Mas APIs de validação de entrada somente aceitarão um conjunto verdade muito restrito de strings e serão eficazes em barrar strings ofuscadas. Assim, não se pode dizer que ambas são medidas ineficientes de proteção das aplicações.

     

    E)ERRADA: Pois o processo SDL  considera de igual importância a proteção de dados de privacidade individuais. Nas palavras da Microsoft sobre o Security Development Lifecycle: "O SDL está se tornando obrigatório para todo software que seja usado para processar informações pessoais ou confidenciais".

    Fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms995349.aspx