SóProvas


ID
1952446
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia

Com relação ao sequenciamento de DNA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Sinceramente, não entendi muito bem essa alternativa. Acho que quando pensamos em fragmentos de comprimento crescente, esse spossuem o mesmo nucleotídeo (no caso, um ddNTP) no final. Mas não estou certo se é esse o erro da questão. Alguém mais?

    b) O primer é colocado na extremidade 3' da cadeia molde. Assim, a polimerização se dá a partir da extremidade 5' da nova cadeia para a 3'.

    c) Os fragmentos são separados pelo tamanho e não pelas cores.

    d) GABARITO.

    e) O método de Sanger é o pioneiro em matéria de sequenciamento, sendo de primeira geração. Depois dele, surgiram de segunda e até terceira gerações. Hoje, já existem outros ainda mais modernos, os chamados sequenciadores da "nova geração".

  • a) Os métodos de sequenciamento têm base na produção de fragmentos de DNA de comprimento crescente, que começam em um ponto comum e possuem todos os quatro tipos de nucleotídeos nas respectivas extremidades. ERRADA - acho que dá pra achar muitos erros nessa alternativa, se for ver a fundo! Primeiro que generalizou métodos de sequenciamento, quando existem inúmeros métodos mais atuais (illumina, pirosequenciamento, até o shotgun) em que o sequenciamento é baseado em fragmentos aleatórios, começando de pontos diferentes do DNA. Outro erro seria em afirmar que possuem todos os quatro tipos de nucleotídeos nas respectivas extremidades, sendo que os métodos baseados no sequenciamento de sanger vão ter apenas um tipo de nucleotídeo terminal marcado que vai permitir a identificação da sequência.

     

    b) O método de Sanger revolucionou o sequenciamento de DNA pela não utilização de substâncias radioativas marcando os ddNTPs, e ficou conhecido como sequenciamento da segunda geração - ERRADO. O método de Sanger (terminação em cadeia) pode ser aplicado tanto para sequenciamento manual (uso de substâncias radioativas), quanto para sequenciamento automático (uso de fluoróforos).