SóProvas


ID
1952773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As decisões dos usuários da informação contábil implicam, muitas vezes, a escolha entre alternativas, como vender ou manter um investimento, ou, ainda, investir em uma entidade ou em outra. Conforme a NBC TG 1.374/2011, essa necessidade dos usuários reforça, em especial, a importância da característica qualitativa de melhoria denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    As características qualitativas foram divididas em dois grupos:
    1) Características qualitativas fundamentais
    1.1 - Relevância
    1.2 - Representação fidedigna

    2) Características qualitativas de melhoria
    2.1 - Comparabilidade
    2.2- Verificabilidade
    2.3 - Tempestividade
    2.4 – Compreensibilidade

    A questão fala de característica qualitativa de melhoria, assim sendo, já podemos descartar as alternativas “C” e “D”, pois referem-se a características qualitativas fundamentais.

    Segundo a NBC TG 1374/2011- Estrutura conceitual básica- “As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a informação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser COMPARADA com informação similar sobre outras entidades e com informação similar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data.

    Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Assim sendo, a alternativa correta é a opção “A”.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Gabarito A

    Detalhando as características qualitativas da informação contábil:

    Características qualitativas FUNDAMENTAIS

      - relevância (informação capaz de fazer diferença nas decisões) - Informação contábil-financeira  relevante  é  aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

      - representação fidedigna (completa, neutra e livre de erro) - Considera-se fidedigna a informação livre de erros e que possua os atributos da neutralidade e da completude.

    Características qualitativas DE MELHORIA

      - comparabilidade (permite que os usuários identifiquem/compreendam similaridades e diferenças)

      - verificabilidade (informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que pretende representar)

      - tempestividade (informação disponível a tempo para tomada de decisão)

      - compreensibilidade (informação com clareza e concisão, compreensível aos usuários)

  • ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL- FINANCEIRO

    Características qualitativas de melhoria:

    Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Consequentemente, a infomação acerca da entidade que reporta informação será mais útil caso possa ser comparada com informação similar sobre outras entidades e com informaçâo similiar sobre a mesma entidade para outro período ou para outra data.

     

     

    GABARITO: LETRA "A"

  • Não vejo como RELEVÂNCIA poderia não estar certo...

  • Relevância não é de melhoria e sim fundamental. 

  • INFORMAÇÃO:

       - Relevante e Fidedigna: QuaLi Fundamentais

       - CoMparabilidade:         QuaLi Melhoria

  • Comparabilidade: compreender a similaridades e diferenças entre os itens.

  • A Comparabilidade permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades e diferenças entre os itens. Lembrando que a comparação requer, no mínimo, dois itens (evidentemente).

  • Também errei achando que era relevância, mas "a questão fala de característica qualitativa de melhoria, assim sendo, já podemos descartar as alternativas “C” e “D”, pois referem-se a características qualitativas fundamentais."

  • Letra (a)

    CPC 00 (R2)

    Características qualitativas de melhoria

    a) Comparabilidade

    2.24 As decisões dos usuários envolvem escolher entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter o investimento, ou investir em uma ou outra entidade que reporta. Consequentemente, informações sobre a entidade que reporta são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data.

    2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige,no mínimo,dois itens.

    b) Compreensibilidade

    2.34 Classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis.

    2.35 Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua compreensão fácil. Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo, esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.

    Características qualitativas fundamentais

    c) Representação fidedigna

    2.12 Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico (ver itens de 4.59a 4.62).

    2.13 Para ser representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição nunca ou raramente é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível.

    d) Relevância

    2.6 Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários. Informações podem ser capazes de fazer diferença em uma decisão ainda que alguns usuários optem por não tirar vantagem delas ou já tenham conhecimento delas a partir de outras fontes.

    2.7 Informações financeiras são capazes de fazer diferença em decisões se tiverem valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Comparabilidade: Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Escolher entre alternativas implica em comparar informações contábeis. Para que as informações contábeis possam ser comparadas, é necessário que sigam uma padronização. Portanto, a alternativa remete a característica de melhoria da comparabilidade.

  • Relevância: capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório (servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório).

    Representação Fidedigna: Completa, contém o necessário para compreender o fenômeno retratado. Neutra, não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida. Livre de erros, não significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos.

    Comparabilidade: comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade (escolha entre alternativas, como vender ou manter um investimento). Comparabilidade não significa uniformidade. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmo itens, garante assim a uniformidade.

    Compreensibilidade: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível. Não é admissível a exclusão de informação complexa e não facilmente compreensível se isso tornar o relatório incompleto e distorcido.

    Tempestividade: ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.

    Verificabilidade: diferentes observadores podem chegar a um consenso.

    Bizu:

    Características qualitativas Fundamentais: REFI = Relevância e Representação Fidedigna

    Características qualitativas de Melhoria: TV.COM.COM = Tempestividade, Verificabilidade, Compreensibilidade, Comparabilidade.

    Gabarito: A. Outras questões: Q623592, Q933350, Q933094, Q623590, Q623589, Q623588, Q546486, Q111331

  • CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS

    DIVIDEM-SE EM:

    Características qualitativas fundamentaisMACETE: 2R

    RELEVÂNCIA: Capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório (servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório)

    REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA: três atributos:

    Ø Completa: contém o necessário para compreender o fenômeno retratado.

    Ø Neutra: Não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida.

    Ø Livre de erros: Não significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos.

    Características qualitativas de MELHORIAMACETE: CÓCÓTV

    COMPARABILIDADE:

    Ø Comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade.

    Ø Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.

    Ø Comparabilidade não significa uniformidade.

    COMPREENSIBILIDADE: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

    TEMPESTIVIDADE: Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.

    VERIFICABILIDADE: Diferentes observadores podem chegar a um consenso

  • Gabarito: A

    Comparabilidade

    Puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data.

    • compreender similaridades e diferenças;
    • Comparabilidade não é uniformidade. Para que informações sejam comparáveis, coisas similares devem parecer similares e coisas diferentes devem parecer diferentes.

    # DIFERENÇA ENTRE COMPARABILIDADE E CONSISTÊNCIA:

    Consistência: refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens , seja de período a período na entidade que reportar ou em um único período para entidades diferentes. (COMPARABILIDADE É A META A CONSISTÊNCIA AJUDA A ATINGIR A META)

  • CPC 00

    Comparabilidade

    2.24 As decisões dos usuários envolvem escolher entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter o investimento, ou investir em uma ou outra entidade que reporta. Consequentemente, informações sobre a entidade que reporta são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • As decisões dos usuários envolvem escolher entre alternativas, como, por exemplo, vender ou

    manter o investimento, ou investir em uma ou outra entidade que reporta. Consequentemente,

    informações sobre a entidade que reporta são mais úteis se puderem ser comparadas a

    informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade

    referentes a outro período ou a outra data.

    Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e

    compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características

    qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo,

    dois itens.

    Gabarito: A

  • a escolha entre alternativas,

    COMPARA UMA A OUTRA