SóProvas


ID
1952830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne à consolidação de demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Conforme o CPC 36 (R3) – Procedimentos de consolidação
    B86. Demonstrações consolidadas devem:
    (c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente). Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas. O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intragrupo.

    As instruções acima referem-se às assertivas A, C e D.

    A) Errado. Devem ser eliminados integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo.

    B) Errado. A entidade de investimento não deve consolidar as suas controladas nem deve aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 15 quando obtiver o controle de outra entidade. Em vez disso, a entidade de investimento deve mensurar esse investimento em controlada ao valor justo por meio do resultado, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 38.

    C) Errado. Devem ser eliminados integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo.

    D) Errado. Devem ser eliminados integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo.

    E) CERTO: Conforme o CPC 36 (R3)
    Procedimentos de consolidação
    B86. Demonstrações consolidadas devem:
    (b) compensar (eliminar) o valor contábil do investimento da controladora em cada controlada e a parcela da controladora no patrimônio líquido de cada controlada;

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Professor Valter é fera demais! Assistam a correção no vídeo!

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Nas Demonstrações Consolidadas devem ser excluídas as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.

    b) Incorreta. A entidade que seja controladora deve apresentar demonstrações consolidadas (com suas controladas). Assim, não há que se falar em consolidação com coligadas.

    c) Incorreta. Os saldos de quaisquer contas entre as sociedades deve ser excluído nas Demonstrações Consolidadas.

    d) Incorreta. O ganho resultante da venda de terreno da investidora para a investida que estiver reconhecido no ativo da investida é considerado não realizado e, portanto, deve ser excluído do balanço patrimonial consolidado.

    e) Correta. Nas Demonstrações Consolidadas devem ser excluídas as participações de uma sociedade em outra.

  • Letra (e)

    Segundo o CPC 36, demonstrações consolidadas devem:

    (a) combinar itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora com os de suas controladas;

    (b) compensar (eliminar) o valor contábil do investimento da controladora em cada controlada e a parcela da controladora no patrimônio líquido de cada controlada;

    (c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo(resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente).

    Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas.