SóProvas


ID
1954024
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à história da enfermagem no Brasil é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Wanda Cardoso de Aguiar nasceu em 11 de agosto no ano de 1926 em Belém do Pará, sua família tinha uma renda financeira em que pudesse dar as regalias necessárias para todos os membros, além de valores cívicos como honestidade, sinceridade, harmonia entre os irmãos e o respeito com a autoridade de seus pais. Ela se casou em 17 de dezembro de 1953, com Luís Emilio Horta, em São Paulo tendo o sobrenome de seu esposo em sua assinatura se tornando Wanda Aguiar Horta, em 1942 além de começar a primeira serie do antigo ginásio em Ponta Grossa Paraná, além disso, fez um curso complementar pré médico na mesma instituição, já em Curitiba começou a fazer o curso de Enfermagem na USP em 1948. Wanda foi uma notável professora do curso de enfermagem onde conseguiu introduzir os conceitos da enfermagem, antes dela os pacientes eram tratados apenas como um indivíduos, seus conceitos eram de que os pacientes eram seres humanos e que deveriam ser tratados com sentimento e emoção. Para Wanda Aguiar Horta “Enfermagem é ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”. “Gente que cuida de gente.” (Aguiar. W. !926-1981)
  • - Período Imperial no Brasil: 1822 a 1889.

    - Período Republicano: 1889 a dias atuais.

    Na enfermagem brasileira do tempo do Império, raros nomes se destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery

     

    Wanda Cardoso de Aguiar nasceu em 11 de agosto no ano de 1926 em Belém do Pará.

    Letra D

  • A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.

    Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal. A terapêutica empregada era à base de ervas medicinais minuciosamente descritas.

    A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.

    Anna Nery foi nome de destaque no período do império. Anna Nery participou da Guerra do Paraguai e lá Improvisou hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos. Após cinco anos, retorna ao Brasil, o governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha.

    Até 1890 a assistência de enfermagem nos hospitais era prestada por irmãs de caridade, ou seja, a enfermagem era exercida com fins caritativos e sem características profissionais. Nesse mesmo ano, o decreto n° 791 de 27 de setembro criava a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras nas dependências do Hospício Nacional dos Alienados, antigo Hospício de Pedro II, para ministrar um curso que ensinava noções práticas de propedêutica clínica, anatomia, fisiologia, higiene hospitalar, curativos, pequenas cirurgias, cuidados especiais, aplicações balneoterápicas e noções gerais de administração interna.

    Pelo decreto presidencial n° 17.268 de 31/03/1926 (não publicado) foi estabelecido que a então Escola de Enfermeiras, subordinada à Superintendência do Serviço de Enfermeiras do DNSP, passaria a chamar-se Escola de Enfermeiras D. Anna Nery, como uma forma de homenagem àquela que era considerada a pioneira da enfermagem no Brasil, por seus serviços prestados aos feridos durante a guerra do Paraguai (1864-1870) nos hospitais do Exército.


    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia


    www.abensp.org.br

    https://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista1_1/Esco...
  • Gabarito do Professor do QC: Letra D 

    - A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios. 

    - Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal. A terapêutica empregada era à base de ervas medicinais minuciosamente descritas. 

    - A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus. 

    - Anna Nery foi nome de destaque no período do império. Anna Nery participou da Guerra do Paraguai e lá Improvisou hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos. Após cinco anos, retorna ao Brasil, o governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha. 

    - Até 1890 a assistência de enfermagem nos hospitais era prestada por irmãs de caridade, ou seja, a enfermagem era exercida com fins caritativos e sem características profissionais. Nesse mesmo ano, o decreto n° 791 de 27 de setembro criava a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras nas dependências do Hospício Nacional dos Alienados, antigo Hospício de Pedro II, para ministrar um curso que ensinava noções práticas de propedêutica clínica, anatomia, fisiologia, higiene hospitalar, curativos, pequenas cirurgias, cuidados especiais, aplicações balneoterápicas e noções gerais de administração interna. 


    - Pelo decreto presidencial n° 17.268 de 31/03/1926 (não publicado) foi estabelecido que a então Escola de Enfermeiras, subordinada à Superintendência do Serviço de Enfermeiras do DNSP, passaria a chamar-se Escola de Enfermeiras D. Anna Nery, como uma forma de homenagem àquela que era considerada a pioneira da enfermagem no Brasil, por seus serviços prestados aos feridos durante a guerra do Paraguai (1864-1870) nos hospitais do Exército. 

    Bibliografia 
    www.abensp.org.br 
    https://www.fen.ufg.br/fen_revista/revista1_1/Esco...