Determinar os osso do punho por onde o nervo passam foi o que deixou a questão complicada.
O nervo ulnar é uma ramificação do plexo braquial, mais exatamente do fascículo medial. Ele pode ser apalpado na parte medial do cotovelo, entre o epicôndilo medial do úmero e o olécrano (pertencente à ulna). A inervação dele é responsável por metade do 4º dedo e todo o 5º dedo, além do músculo flexor ulnar do carpo e parte medial dos músculos flexores profundos dos dedos.
Na literatura não há achados dizendo que esse acometimento é entre esses ossos específicos.
O nervo ulnar finalmente entra no punho através do canal de Guyon onde se divide em ramos terminais motores e sensoriais. O ramo terminal sensorial deixa o nervo ulnar dentro do canal de Guyon para suprir a sensibilidade cutânea da face palmar do V dedo e a metade medial do IV dedo. O ramo terminal motor inerva os músculos interósseos dorsais e palmares, o III e o IV lumbricais, o abdutor do quinto dedo e o músculo adutor do polegar.
Lesões dentro do canal de Guyon causam fraqueza dos músculos da mão inervados pelo ulnar e perda sensorial na superfície palmar do dedo mínimo e na metade ulnar do dedo anelar, correspondendo ao território do ramo terminal sensorial do nervo ulnar. A região dorsal geralmente é preservada, pois o ramo cutâneo ulnar dorsal não passa pelo canal de Guyon.