-
"A classificação ainda pode ser vista de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria em seu Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais, quando equaciona os `Transtornos sexuais e da identidade sexual` em três tipos:
(1) Transtornos sexuais. Encerram as disfunções sexuais, como as alterações do desejo, mudança na resposta sexual convencional, mal-estar ou conflitos interpessoais (...)
(2) Parafilias. São impulsos sexuais, fantasias ou comportamentos recorrentese intensos que implicam condutas pouco habituais. Entre as mais comuns destacam-se:exibicionismo, fetichismo, clismafilia, zoofilia, necrofilia, coprofilia, frotteurismo, pedofilia, masoquismo, sadismo e voyeurismo.
(3) Transtornos da identidade sexual. A identidade sexual é a consciência imutável que alguém tem de pertencer a um ou outro sexo. Seu transtorno, portanto, consiste na identificação persistente com o outro sexo e um mal-estar com o seu próprio, querendo ser o sexo oposto. Esse é um assunto que vem causando muitos desafios devido à sua delicadeza e complexidade.
França, Genival Veloso de. Medicina Legal/Genival Veloso de França. 10 Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2015
-
A: parafilias podem sim causar sofrimento e prejuízo psicólogico ao indivíduo. B: a assertica descreve a NEUROSE (distúrbio psiquiátrico). C: a disfunção sexual mais comum é a impotência. D: alguns transtornos sexuais, em especial determinadas parafilias são tipicamente infrações penais. E: naturalmente ACOMPANHADO de sofrimento.
-
A- O DSM na sua 5a versão (válido desde 2013) passou por modificações em que separou as parafilias dos transtornos parafílicos, sendo que as parafilias são atividades sexuais incomuns, mas que NÃO CAUSAM sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional para si ou para outros. Os transtornos parafílicos diferem por CAUSAR sofrimento e/ou prejuízo funcional para si ou para outros. Houve erro na banca quando não especificou a versão do DSM que estava usando na questão, pois essa questão realmente estaria correta se baseada no DSM IV. Como a questão é de 2016, supõe-se que a banca refere-se ao DSM V. Portanto, essa alternativa está correta também.
B- Aversão e esquiva são disfunções sexuais e não parafilias
C- Esta alternativa também está correta
D- Alguns transtornos da sexualidade são, em si só, infrações penais. São eles: pedofilia, voyeurismo, exibicionismo. Os três causam prejuízo para outra pessoa.
E- Os transtornos de identidade de gênero são, geralmente, acompanhados de sofrimento e insatisfação
-
PARAFILIAS / DESVIOS SEXUAIS / PERVERSÕES
- ONANISMO: IMPULSO OBSESSIVO À EXCITAÇÃO DOS ÓRGÃOS SEXUAIS;
- PEDOFILIA: É A PREDILEÇÃO SEXUAL POR CRIAÇAS;
- ANAFRODISIA: QUANDO HÁ A PERDA DO APETITE SEXUAL DO HOMEM;
- FRIGIDEZ: PERDA DO APETITE SEXUAL DA MULHER;
- EROTISMO: APETITE SEXUAL ACENTUADO;
- AUTOEROTISMO: MANIFESTAÇÃO SEXUAL QUE NÃO CARECE DE PARCEIRO, MAS APENAS DA PRÓPRIA IMAGINAÇÃO;
- IMPOTÊNCIA: INCAPACIDADE PARA ATO SEXUAL;
- EROTOMIA: AMOR PLATÔNICO;
- EXIBICIONISMO: OBSESSÃO COMPULSIVA DE EXIBIR-SE SEXUALMENTE;
- NARCISISMO: PRAZER NA ADMIRAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO;
EXISTEM MAIS ALGUNS
-
Parafilias - Parte I
✓Tribadismo. Atrito vaginal de mulher com mulher.
✓ Topoinversão: Prática sexual de maneira diversa da tradicional conjunção carnal, como a cunilinguae (boca na vagina), anilinguae(boca no ânus) e falatio (boca no pênis).
✓ Anafrodisia. Diminuição do instinto sexual do homem.
✓ Frigidez. Diminuição do instinto sexual da mulher.
✓ Anorgasmia. Quando o homem não consegue chegar ao orgasmo.
✓ Erotismo ou afrodisia (gênero). Grande desejo sexual. No homem é satiríase e na mulher ninfomania ou uteromania.
✓ Priapismo. Ereção sem desejo.
✓ Lubricidade senil. Caso de idosos que têm muito desejo.
✓ Gerontofilia ou Cronoinversão. A atração por pessoas de idade avançada.
✓ Autoerotismo. Coito sem parceiro, como na masturbação.
✓ Erotomania. Forma mórbida de erotismo, de modo que tudo gira em torno do sexo. Desejo exaltado sem ereção, com ideia fixa no sexo.
✓ Erotofobia. Temor mórbido em realizar o ato sexual.
✓ Andromimetofilia ou Ginemimetofilia. A primeira é a atração que um homem sente quando vê uma mulher vestida com roupas de homem. A ginemimetofilia é oposto.
✓ Cromoinversão. Pessoa de uma cor com atração por pessoa de outra cor.
✓ Etnoinversão. O indivíduo que só tem desejo com determinada etnia.
✓ Masoquismo ou Algolagnia passiva. Gosta de sentir dor, tem desejo por ser humilhado.
✓ Sadismo ou Algolagnia ativa. Gosta de promover dor, tem desejo pelo sofrimento do outro.
✓ Necrofilia. Desejo pela prática sexual com cadáver.
✓ Vampirismo. Desejo por sangue ou pela mordedura na lateral do pescoço.
✓ Bestialismo ou Zoofilia. Prazer com animais.
✓ Fetichismo. Prazer por partes inanimadas, como um sapato, roupa, cabelo etc.
✓ Frotismo ou Frotteurismo. É o prazer de encostar, se esfregar, relar na pessoa, como o tarado do metrô.
✓ Exibicionismo. Prazer por exibir o próprio corpo, especialmente sua genitália.
✓ Narcisismo. Pessoa que gosta de se ver.
✓ Pluralismo ou Troilismo ou Swapping ou Triolismo. Relação com três ou mais pessoas. Conhecido como swinging, que é a prática heterossexual entre dois ou mais casais.
✓ Riparofilia. Desejo por pessoas sujas e desasseada.
✓ Penculofilia. Desejo por locais perigosos ou situações tensas.
✓ Voyeurismo ou Mixoscopia ou Escopofilia. Pessoa que gosta de contemplar a atividade sexual de outros.
✓ Dolismo ou Pigmalionismo ou Iconolagnia ou Iconomania. Atração por estátuas, bonecos ou manequins.
✓ Travestismo. Prazer por usar roupa de pessoas de outro sexo.
✓ Transexualismo ou Síndrome de Disforia Sexual. É a inversão psicossocial, com negação do próprio sexo.
✓ Urolagnia. Prazer propiciado pela urina, ou seja, mela micção.
✓ Coprofilia. Prazer intermediado por fezes.
✓ Clismafilia. Prazer pela inserção de algum líquido pelo reto.
✓ Coprolalia (musa latrinalis). Prazer em ouvir palavras “sujas” ou obscenas.
✓ Pedofilia. Prazer por crianças.
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito como eu e não tem acesso a resposta.
Gaba: C
As disfunções sexuais caracterizam-se por perturbação do desejo sexual e por alterações psicofisiológicas que comprometem o ciclo da resposta sexual normal, causando, concomitantemente, sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal.
-
RESUMO:
- Os transtornos de sexualidade trazem sim prejuízos à vida social da pessoa, desconforto; os transtornos contribuem para a violência;
- As parafilias, ou fantasias, trazem desconforto e comprometem a vida social do indivíduo (indivíduo que gosta de masturbar-se no trabalho, em local público - autoerotismo); necrofilia; pedofilia - sendo inclusive crime.
-
Conforme FRANÇA, temos que: "a classificação ainda pode ser vista de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria em seu Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais, quando equaciona os “Transtornos sexuais e da identidade sexual" em três tipos:
(1) Transtornos sexuais. Encerram as disfunções sexuais, como as alterações do desejo, mudança na resposta sexual convencional, mal-estar ou conflitos interpessoais. São eles: transtornos do desejo sexual (desejo sexual hipoativo ou aversão ao sexo) transtornos da excitação sexual (na mulher e da ereção no homem) transtornos orgásmicos feminino e masculino (ejaculação precoce) transtornos sexuais devido à dor (dispareunia e vaginismo) transtorno sexual devido a uma enfermidade, provocada por medicamentos ou não especificado.
(2) Parafilias. São impulsos sexuais, fantasias ou comportamentos recorrentes e intensos que implicam condutas pouco habituais. Entre as mais comuns destacam-se: exibicionismo, fetichismo, clismafilia, zoofilia, necrofilia, coprofilia, frotteurismo, pedofilia, masoquismo, sadismo e voyeurismo.
(3) Transtornos da identidade sexual. A identidade sexual é a consciência imutável que alguém tem de pertencer a um ou outro sexo. Seu transtorno, portanto, consiste na identificação persistente com o outro sexo e um mal-estar com o seu próprio, querendo ser do sexo oposto. Esse é um assunto que vem causando muitos desafios devido à sua delicadeza e complexidade." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 651.
Com relação às parafilias, essas podem constituir crime, tais como os casos de pedofilia (artigos: 241, 241-A, 241-B, 241-C e 241-D do ECA), necrofilia (art. 212 do CP- vilipêndio de cadáver), frotteurismo (importunação ofensiva ao pudor- art. 61 LCP), etc.
A) INCORRETO- geram transtorno e sofrimento, muitas das vezes.
B) INCORRETO- não são exemplos de parafilias, mas sim disfunção sexual.
C) CORRETO
D) INCORRETO- conforme explicação acima dos casos de pedofilia, necrofilia importunação ofensiva ao pudor.
E) INCORRETO- muito pelo contrário. Gera grande insatisfação e mau-estar.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
-
(1) Transtornos sexuais. Encerram as disfunções sexuais, como as alterações do desejo, mudança na resposta sexual convencional, mal-estar ou conflitos interpessoais. São eles: transtornos do desejo sexual (desejo sexual hipoativo ou aversão ao sexo) transtornos da excitação sexual (na mulher e da ereção no homem) transtornos orgásmicos feminino e masculino (ejaculação precoce) transtornos sexuais devido à dor (dispareunia e vaginismo) transtorno sexual devido a uma enfermidade, provocada por medicamentos ou não especificado.
(2) Parafilias. São impulsos sexuais, fantasias ou comportamentos recorrentes e intensos que implicam condutas pouco habituais. Entre as mais comuns destacam-se: exibicionismo, fetichismo, clismafilia, zoofilia, necrofilia, coprofilia, frotteurismo, pedofilia, masoquismo, sadismo e voyeurismo.
(3) Transtornos da identidade sexual. A identidade sexual é a consciência imutável que alguém tem de pertencer a um ou outro sexo. Seu transtorno, portanto, consiste na identificação persistente com o outro sexo e um mal-estar com o seu próprio, querendo ser do sexo oposto. Esse é um assunto que vem causando muitos desafios devido à sua delicadeza e complexidade." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 651.
Com relação às parafilias, essas podem constituir crime, tais como os casos de pedofilia (artigos: 241, 241-A, 241-B, 241-C e 241-D do ECA), necrofilia (art. 212 do CP- vilipêndio de cadáver), frotteurismo (importunação ofensiva ao pudor- art. 61 LCP), etc.
A) INCORRETO- geram transtorno e sofrimento, muitas das vezes.
B) INCORRETO- não são exemplos de parafilias, mas sim disfunção sexual.
C) CORRETO
D) INCORRETO- conforme explicação acima dos casos de pedofilia, necrofilia importunação ofensiva ao pudor.
E) INCORRETO- muito pelo contrário. Gera grande insatisfação e mau-estar.
GABARITO: LETRA C
-
Conforme comentário da professora.
A - As parafilias . INCORRETO - geram transtorno e sofrimento.
B - A aversão e a esquiva ativa ao contato sexual ou genital, com acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal, . INCORRETO- não são exemplos de parafilias, mas sim disfunção sexual.
C- As disfunções sexuais caracterizam-se por perturbação do desejo sexual e por alterações psicofisiológicas que comprometem o ciclo da resposta sexual normal, causando, concomitantemente, sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal. CORRETO
D - Os transtornos de sexualidade não constituem, em princípio, infrações penais, mas podem representar fatores criminógenos, . INCORRETO - exemplos casos de pedofilia, necrofilia importunação ofensiva ao pudor
E- Transtorno de identidade de gênero constitui-se por forte identificação sexual com o gênero oposto ao que lhe é atribuído, . INCORRETO