SóProvas


ID
1955086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

De acordo com a himenologia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO -  Uma face VAGINAL ou INTERNA /Uma face VULVAR ou EXTERNA

    b) ERRADO - A ORLA situada entre as bordas livre e de inserção e o óstio.

    c) CERTO

    d) ERRADO - Materialmente, a única prova de virgindade é a integridade himenal, ou melhor, a integridade de um hímen não complacente.  Assim, o elemento fundamental nessas perícias é, de fato, o hímen, que, se roto, destautoriza a afirmação pericial de virgindade.

    e) ERRADO -  É um folheto mucoso duplo, entremeado por estroma conjuntivo, contendo delicadas fibras elásticas e colágenas, inervação e vascularização, em maior ou menor quantidade, o que responderá pela variada intensidade de dor e sangramento por ocasião da rotura.

  • Ainda bem que é pra cargo de médico legista! 

  • Qual erro da letra C?

  • A) INCORRETA- O hímen apresenta duas faces: uma vaginal e profunda, outra vestibular ou superficial.

    B) INCORRETA- Segundo CROCE e CROCE JR., "anatomicamente o hímen apresenta uma face vaginal, profunda, superior ou interna, um bordo aderente ou de inserção implantado na linha de união vulvovaginal, separado das formações labiais pelo sulco vulvo-himenal, frequentemente interrompido por diminutas bridas que circunscrevem as fossetas vulvo-himenais, uma face vestibular, superficial, inferior ou externa, e um bordo livre que limita, nas membranas perfuradas, o óstio. À região anatômica compreendida entre a margem livre do óstio e a margem aderente ou de inserção dá-se o nome de orla himenal. O óstio pode não existir, constituindo os himens imperfurados..." . CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 1198, Editora Saraiva, 8º edição, 2012, p. 1243.


    C) CORRETA- segundo FRANÇA: "A altura do hímen é a distância entre a borda livre e a borda de inserção. Quanto maior a altura, menor o óstio, e vice-versa. O hímen pode ser exíguo, limitando-se a uma delgada e estreita orla, e pode ser considerável, fechando bem o óstio ou excedendo-o por fora, como nos himens “em prepúcio" ou “em bolsa". As dimensões do orifício dependem da largura do óstio e, relativamente, da membrana mais ou menos larga que o fecha". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 625.

    D) INCORRETA- a conjunção carnal é, por si só, a introdução do pênis na vagina. Logo, não há como se desvirginar uma mulher se não há sequer a introdução do pênis na vagina. Assim, a alternativa está incorreta.

    E) INCORRETA- Segundo definição de FRANÇA: " Hímen é uma estrutura mucosa que separa a vulva da vagina. Tem duas faces: uma vaginal e profunda e outra vestibular ou superficial. Apresenta ainda duas bordas, uma aderente ou de inserção e outra livre, que limita o óstio. Quando a mulher está de pé sua situação é horizontal, e quando ela se encontra em decúbito é vertical". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 625.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • Essa deveria ser pra ginecologista 

  • a) ERRADO - a face vaginal é INTERNA, enquanto que a face vulvar é EXTERNA.

    b) ERRADO - é o contrário. O óstio é o orifício do hímen.

    c) CERTOquestão auto-explicativa.


    d) ERRADO - Materialmente, a única prova de virgindade é a integridade himenal, ou melhor, a integridade de um hímen não complacente. A prática de ato libidinoso diverso, por si só, não desvirgina a mulher (exemplo: mulher que masturba um homem; mulher que pratica sexo anal; mulher que masturba a si própria etc.).


    e) ERRADO - Estrutura do hímen. É formado de duas membranas MUCOSAS, entre as quais uma camada de tecido conjuntivo com fibras elásticas, vasos e nervos e, às vezes, musculatura lisa (GENIVAL FRANÇA)

    É um FOLHETO MUCOSO duplo, entremeado por estroma conjuntivo, contendo delicadas fibras elásticas e colágenas, inervação e vascularização, em maior ou menor quantidade, o que responderá pela variada intensidade de dor e sangramento por ocasião da rotura (HYGINO DE C. HÉRCULES).

    Portanto, para os autores, o hímen é uma estrutura MUCOSA, e não EPIDÉRMICA. Este é o erro da questão. Bem sutil, só viu quem prestou bastante atenção.

     

    GABARITO: LETRA C