SóProvas


ID
1955101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal

Nos exames para exclusão médico-legal da paternidade, considera-se que

Alternativas
Comentários
  • letra d

     

    Três genes situados num mesmo locus cromossômico (alelos múltiplos) condicionam o tipo sanguíneo em humanos: IA, IB e i. IA e IB são dominantes em relação a i, porém não apresentam dominância entre si. Os possíveis genótipos para os quatro tipos sanguíneos são:

  • O cruzamento de genes recessivos Não podem gerar genes dominantes. Portanto, se tivermos ii X ii (sangue O) só poderemos ter filhos ii (sangue O), no entanto, se tivermos apenas um gen dominante podemos ter a sua expressão fenotipica. ii x i IA  = ii sangue O, ou iIA (sangue A). 

  • LISTA DE COMBINAÇÕES:

     

    Mãe (A+) + Pai (A+) = Filho (O+)

    POSSÍVEL. Pode ocorrer sim, desde que o pai e a mãe sejam heterozigotos (Aa), ou seja, os dois tenham o gen para O Rh positivo.

     

    Mãe (O+) + Pai (O+) = Filho (A+)

    IMPOSSÍVEL. O tipo sangüíneo do filho deve ser confirmado ou confirmar o de seus pais, pois a combinação de duas pessoas com o tipo sangüíneo O só pode resultar em indivíduos do tipo O.

     

    Mãe (O+) + Pai (B+) = Filho (A+)

    IMPOSSÍVEL. As possibilidades dessa combinação são filhos do tipo “B” ou “O” e “B” dependendo se a pessoa é homozigota ou heterozigota em relação ao tipo sanguineo “B”.

     

    Mãe (A+) + Pai (B-) = Filho (O + / -)

    POSSÍVEL. Em termos genéticos, tipo A e B, são de fato A e O e B e O, sendo que ao se formar os gametas (óvulo e espermatozóide) podem ocorrer o encontro de O e O e desse modo a criança terá o tipo O.

     

    Mãe (A+) + Pai (O+) = Filho (B+)

    IMPOSSÍVEL. Se a tipagem sanguínea estiver correta, as possibilidades é deste casal ter um filho do tipo A ou O.

     

    Mãe (O+) + Pai (O+) = Filho (A+)

    IMPOSSÍVEL. É necessária uma confirmação do tipo sanguíneo do casal e do filho, pois pais com sangue O só podem gerar filhos também O. Nestes casos A e B são impossíveis. No entanto, é importante alertar que podem acontecer erros na tipagem sangüínea.

     

    Em casos extremamente raros, acontece um fenômeno chamado de Fenótipo Bombaim, na qual pessoas que possuem ”A”, “B”, ou “AB” expressam o grupo sanguíneo “O”.

    Fonte; http://e-dna.com.br/blog/tire-suas-duvidas-sobre-os-tipos-sanguineos-e-suas-combinacoes/

  • Letra D.

    Conforme lei De Le Von Dungern e Hirsfeld

  • lóbulo preso da orelha é recessivo, pagina 342 do livro do França! duas respostas certas aí...

  • essa questao foi anulada pela banca devidos as 2 respostas certas