A) Na MATURIDADE, a depressão articular é notadamente profunda, com formato U largo; suas paredes são finas com margens gradativamente aguçadas.
ERRADA
B) No ADULTO JOVEM, a superfície articular tem ondulações
transversais e progressivamente torna-se escavada, assumindo
aspecto em forma de V, constituído pelas bordas anterior e
posterior da articulação condrocostal.
ERRADA
C) Na INFÂNCIA, as extremidades das costelas são relativamente rombas, com margens arredondadas e superfície plana.
ERRADA
D) EM IDOSOS, o fundo da depressão na superfície articular pode
estar ausente ou preenchido por projeções ósseas; suas paredes
são extremamente finas, frágeis e quebradiças, com margens
aguçadas.
ERRADA
E) CORRETA
Bons estudos
Fonte: Hygino de C. Hercules 2 Edicão Capítulo 5- Identificação de Restos Humanos, Determinação de Sexo, Idade e Estatura
A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.
O exame macroscópico das extremidades das costelas, em sua articulação com o osso esterno, em virtude de sua posição e função, constitui um sítio excelente para a observação das modificações que ocorrem durante a vida do indivíduo.
A) ERRADO. Em adultos juntos, a superfície articular tem ondulações transversais e vai progressivamente se tornando escavada, assumindo um aspecto em forma de V, constituído pelas bordas anterior e posterior da articulação condrocostal.
B) ERRADO. Na maturidade, a depressão articular é notavelmente profunda, com um formato de U largo; suas paredes são finas, com margens gradativamente cortantes ou aguçadas, havendo irregularidade e calcificação das bordas da cartilagem, por projeções ósseas que se alargam em direção ao osso esterno. A alternativa descreveu as características das extremidades esternais em adultos jovens.
C) ERRADO. Em idosos, o fundo da depressão na superfície articular pode estar ausente ou preenchido por projeções ósseas; suas paredes são extremamente finas, frágeis e quebradiças, com margens aguçadas, apresentando porosidade acentuada. A alternativa descreveu as características das extremidades esternais em crianças.
D) ERRADO. Na infância, as extremidades das costelas são relativamente rombas, com margens arredondadas e superfície plana. A alternativa descreveu as características das extremidades esternais em idosos.
E) CERTO. A irregularidade e a calcificação das bordas da cartilagem, por projeções ósseas que se alargam em direção ao osso esterno são características que surgem na maturidade, não sendo presentes nos adolescentes.
Gabarito do professor: Alternativa E.