-
LETRA D - CORRETA
- O surgir dos pontos de ossificação e a soldadura das epífises a diáfises são referências da maior significação a respeito da determinação da idade óssea.
- Como os dentes têm uma época própria para o surgimento, exercem eles grande influência sobre a classificação da idade. Dessa forma, levando-se em conta a primeira e a segunda dentições há, embora de maneira não tão rigorosa, condições de se ter uma aproximação da idade de um indivíduo, a partir de 5 meses de nascido, tomando por base a cronologia da erupção dentária.
FONTE: Genival Veloso de França, 2015.
OBS: lembrando que nem o melhor antropólogo do mundo substitui a carteira de identidade/certidão de nascimento quanto à determinação da idade dos indivíduos.
-
Segundo Genival, “O surgir dos pontos de ossificação e a soldadura das epífises a diáfises são referências da maior significação a respeito da determinação da idade óssea." Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 153
“Os dentes têm uma época própria para o surgimento, exercem eles grande influência sobre a classificação da idade. Dessa forma, levando-se em conta a primeira e a segunda dentições há, embora de maneira não tão rigorosa, condições de se ter uma aproximação da idade de um indivíduo, a partir de 5 meses de nascido, tomando por base a cronologia da erupção dentária.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, pg. 151
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D .
-
A) ERRADA, há métodos para a determinação da idade, como os pontos de ossificação, que permitem estimar a idade na infância e adolescência, não sendo um problema que impede a redução da maioridade penal.
B) ERRADA, a estatura não é um método confiável para estimar a idade, sendo que os parâmetros mais utilizados para determinar a idade de um indivíduo são aparência, pele, pelos, globo ocular (arco senil), dentes, ossos longos, suturas do crânio e ângulo mandibular.
C) ERRADA, como os parâmetros para determinar a idade são diferentes entre homens e mulheres, então a determinação do sexo é essencial para estimar a idade. Para complementar, Hygino afirma que “o sexo deve ser determinado antes da idade por causa da união epifisária. Se o sexo for desconhecido, a estimativa deverá empregar ambos os padrões masculino e feminino, com a inclusão de uma margem apropriada de erro”.
D) CORRETA, os pontos de ossificação e os dentes são os métodos mais utilizados e confiáveis para estimar a idade, principalmente nas idades mais jovens.
E) ERRADA, a determinação da idade em menores também é essencial para o enquadramento de algumas condições, como a condição de vulnerável, que é abaixo de 14 anos.