-
Letra "A" - será passiva;
Letra "B" - será ativa;
Letra "C" - A circulação sanguínea cessou, logo, não haverá crosta, pois a coagulação do sangue é um fenômeno vital. A presença de equimose é sinal de lesão intra vitam, é reação vital.
Letra "D" - As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares, desaparecem com a compressão digital nas primeiras vinte e quatro horas do seu aparecimento (os cocneitos foram invertidos);
Letra "E" - É o caso das lesões patognomonicas, como uma a marca de um cassetete nas costas da vítima, ou a marca de um cinto trançado, são lesões em que será possível saber (ou deduzir) o agente causador.
FONTE: Caderno Roberto Blanco e Resumo de Med. Legal, vol. 41, Wilson Luiz Palermo, editora Juspodivm
-
Controversa a A:
Nas contusões ativas, o instrumento vulnerante vem de encontro à superfície corpórea . Ex.: soco. Nas contusões passivas, a superfície corpórea (a vítima) vai de encontro ao instrumento vulnerante. Ex.: a pessoa cai e bate a cabeça no solo. Assim, a atuação pode ser ativa/direta, passiva/indireta ou mista (a combinação de ambas)”.
-
No caso de contusões:
Ativa - a vítima está parada.
Passiva - a vítima vai de encontro ao objeto.
-
Letra E
Dentre as lesões que apresentam a forma do instrumento temos as VÍBICES. A presença de víbice indica que um agente vulnerante (comprido), tipo cabo de vassoura e cassetete, bateu naquele local. São lesões PARALELAS, lesões com assinatura.
OBS: Caso a prova seja para Delpol/RJ, que adota a doutrina do professor Hygino Hercules, temos que dizer que as víbices(faixas decorrentes da pancada) são QUASE PARALELAS(são convergentes em direção ao punho e divergentes em direção à ponta do instrumento). Em qualquer outro lugar do Brasil , ou para qualquer outro autor, as faixas são consideradas PARALELAS)
Fonte: BLANCO
-
Eu marquei a A, mas avaliando melhor, fica evidente que o sujeito foi de encontro ao soco, então seria uma contusão MISTA, e não Passiva.
-
GABARITO E
Pessoal, na alternativa A creio que será uma contusão MISTA, visto que a vítima do soco estava em movimento e o soco (também em movimento) . Quando os dois estão em movimento chamamos de ação MISTA.
Bons estudos
-
Gab E
Ativa : Objeto em movimento e o corpo parado
Passiva: Corpo em movimento e objeto Parado
Mista: Ambos em movimento.
-
Vamos analisar as alternativas.
A) INCORRETO. Será passiva, pois ele está recebendo.
B) INCORRETO. Será ativa, pois está promovendo uma ação.
C) INCORRETO. Não haverá nenhuma crosta pois a circulação sanguínea já cessou. Nem existirá equimoses (é o extravasamento e dispersão de sangue nas malhas dos tecidos superficiais ou profundos, e se houver, será uma “falsa equimose". Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs:89-90
D) INCORRETO. Posições invertidas
Equimoses traumáticas, que levam, no mínimo, três dias com a aplicação desse procedimento para desaparecerem.
Equimoses espontâneas, desaparecem com a compressão digital nas primeiras vinte e quatro horas do seu aparecimento.
E) CORRETO. Edema traumático: é o aumento de volume na região traumatizada (é o inchaço). É provocada pela saída do plasma do interior dos vasos sanguíneos que se infiltra nos tecidos. Possui intensidade variada, depende da gravidade e da presença de outras lesões no local. Onde pode apresentar a forma do objeto utilizado.
FRANÇA, Genival Veloso de.Medicina Legal. 6ª ed. Editora Guanabara Koogan, 2001.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.
-
CORPO EM REPOUSO - OBJETO EM MOVIMENTO= MEIO ATIVO
CORPO EM MOVIMENTO - OBJETO EM REPOUSO = MEIO PASSIVO
CORPO EM MOVIMENTO - OBJETO EM MOVIMENTO = AÇÃO MISTA
-
Nos traumas por lesão contusa:
Contusão ativa = objeto em movimento + corpo parado.
Contusão passiva = objeto parado + corpo em movimento.
Ativa = objeto em movimento.
Passivo = objeto em repouso.
Sempre o objeto é que manda no estado da ação da contusão.
-
Para avaliar se a lesão foi ativa, passiva ou mista usa como REFERENCIAL o AGENTE CAUSADOR DO DANO
Se o AGENTE CAUSADOR DO DANO estiver parado (fulano bateu a cabeça na parede) é passivo, se estiver em movimento (fulano dá um soco em alguém parado) é ativo e se estiverem ambos em movimento (fulano está correndo em direção ao outro lado da rua e é atropelado por um carro em movimento) é mista.