SóProvas


ID
1955164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com referência aos agentes contundentes e às lesões contusas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB - A

     

    Instrumentos roliços: cacetetes ,pedaços de ferro ou madeira,taco de basebol,taco de sinuca..

    Aspecto da lesão: duas equimoses lineares (víbices) paralelas com centro livre, MecanismoNo local do impacto,A própria pressão do objeto protege os capilares da ruptura,Na periferia o aumento de pressão produzido pelo impacto produz a ruptura de capilares.

  • a) CORRETO - Os objetos cilíndricos produzem equimoses longas e paralelas conhecidas como víbices, em razão do extravasamento de sangue ao lado da linha de impacto do instrumento (essas equimoses causadas por compressão rápida e intensa da pele pelo instrumento contundente, resultam de pequenas roturas vasculares nas áreas adjacentes).

    b) ERRADO - Algumas lesões podem aparecer longe do ponto de impacto após algum tempo. As equimoses tardias decorrentes da migração do sangue extravasado em focos de fratura e as necroses isquêmicas por secção ou compressão arterial constituem dois exemplos.

    c) ERRADO - quando o agente contundente que atinge o corpo humano tiver energia suficiente para deslocá-lo bruscamente, poderão ocorrer lesões por mecanismo indireto. 

    d) ERRADO - a sufusão representa hemorragia mais extensa, de tamanho variado.

    e) ERRADO - a cor das equimoses permitem saber, aproximadamente, a época da agressão (espectro equimótico de Le Grand Du Salle).

     

    Fonte: Hygino Hercules.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) CERTO. Quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas, deixa, em vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecidas por víbices, em virtude de o extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto. Isso ocorre porque quando o instrumento comprime os vasos da área de contato, ele provoca um esvaziamento brusco, com rápido fluxo do sangue para as áreas vizinhas. Quando esse aumento de pressão nos vasos vizinhos ultrapassa o limiar de resistência das suas paredes, ocorre a rotura desses vasos. 

    B) ERRADO. As lesões também podem aparecer em locais distintos do impacto pelo agente contundente, em consequência do mecanismo indireto de trauma.

    C) ERRADO. Também podem ser observadas lesões em órgãos não atingidos pelo impacto diretamente, ou seja, por meio de um mecanismo indireto de trauma. Um exemplo são as fraturas indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado. Estas últimas têm como exemplo o indivíduo que cai de uma certa altura em pé e fratura a base do crânio por contragolpe. Isso ocorre pelo impacto da coluna vertebral sobre o crânio, causando o que chamamos de fratura da base do crânio.

    D) ERRADO. A sufusão ocorre quando a hemorragia ocorre em uma grande área de efusão, não difusão nas cavidades.

    E) ERRADO. Independentemente da etiologia, a evolução cromática das equimoses seguirá o mesmo espectro (de Legrand Du Saulle), não sendo possível diferenciar a causa com base nele.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Quando a equimose é produzida por objetos cilíndricos, como bastões, cassetetes, bengalas, deixa, em

    vez de uma marca, duas equimoses longas e paralelas, conhecidas por víbices, em virtude de o

    extravasamento do sangue verificar-se ao lado do traumatismo e não na sua linha de impacto.

    correto a letra A