SóProvas


ID
1955401
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É vedado ao Psicólogo induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços; 

  • Como também fiquei em dúvida sobre a alternativa (D) resolvi buscar. Diz assim: "Art. 14 –A utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica obedecerá às normas deste Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado." Logo, não é "garantido" e é IMPRESCINDÍVEL ( e não prescindível, como traz a alternativa) que o usuário ou beneficiário seja informado.

     

  • a) Correto! Vedação Art 2. 

    É vedado ao Psicólogo induzir qualquer pessoa ou organização a recorrer a seus serviços; 

     b) Incorreto. 

    Não é punida qualquer forma de quebra de sigilo. Conforme o código:

    Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

    Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

     c) Incorreto!

    Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.  

     d) Incorreto!

    Art. 14 – A utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica obedecerá às normas deste Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado.

     e) Incorreto!

    § 1° – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

    Bons Estudos!

  • Na letra D fala que é garantido ao psicólogo o fazer, e a parte de informa o paciente é Imprescindível, que a questão coloca como errado, bela observação Tarsila !

    @elvis.psicologo

  • Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

    Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.