Cientistas criam sensor que detecta câncer, Alzheimer e Parkinson
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas (SP), criaram um biosensor capaz de detectar moléculas relacionadas a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e a alguns tipos de câncer.
Além da portabilidade e do baixo custo, outra vantagem do aparelho é a sensibilidade com que detecta as moléculas, ajudando no diagnóstico das enfermidades. O equipamento surgiu a partir do projeto intitulado “Desenvolvimento de novos materiais estratégicos para dispositivos analíticos integrados”, que envolve pesquisadores de diferentes áreas no desenvolvimento de dispositivos do tipo “point of care”, como são chamados os sistemas de testes simples executados junto com o paciente. Carlos Cesar Bufon, coordenador do laboratório, explica que com essas plataformas doenças complexas podem ser diagnosticadas de forma rápida, segura e relativamente barata. Isso porque a tecnologia utiliza sistemas em escala nanométrica para identificar as moléculas no material analisado. Ele destaca ainda que é a primeira vez que a tecnologia de um transistor orgânico é utilizada para diagnosticar doenças degenerativas. E que o dispositivo tem mais sensibilidade nas análises.
http://blogmontpharma.com.br/2016/04/28/cientistas-criam-sensor-que-detecta-cancer-alzheimer-e-parkinson1-estadao-conteudo-em-franca-2704201620h48-ouvir-texto-000-imprimir-comunicar-erro-pesquisadores-do-laboratorio-nacional-de-nano/
Olá Gabrielle, algumas DST´s das outras alternativas podem atacar o cérebro sim, é o caso da AIDS (alternativa "E") por exemplo...
O vírus da AIDS danifica o cérebro de duas maneiras: não só matando as células cerebrais, mas também impedindo o nascimento de células novas, mostrou um estudo publicado na quarta-feira na revista Cell Stem Cell. A pesquisa ajuda a esclarecer um problema conhecido como demência associada ao HIV, que pode causar confusão mental, transtornos do sono e perda de memória em pessoas infectadas com o vírus.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/virus-da-aids-ataca-cerebro-em-duas-frentes-4162113#ixzz5L382V8na
stest